Política Titulo Live do Diário
Alex critica votos em candidatos de fora e quer maior bancada regional

Deputado federal lembrou que, em 2018, 80% escolheram políticos sem elo com Grande ABC

Da Redação
28/04/2022 | 08:48
Compartilhar notícia
Reprodução/Facebook


O deputado federal Alex Manente (Cidadania) defendeu ontem que políticos do Grande ABC se unam nas próximas eleições para evitar que eleitores da região votem em candidatos sem ligação com as sete cidades. Em live veiculada no Facebook do Diário, o parlamentar lembrou que, no pleito de 2018, quase 80% dos votos das urnas regionais foram dados a forasteiros.

“Temos uma missão: fazer com que a nossa região entenda a importância de ter representantes da nossa região, que conheçam as características das cidades”, disse o deputado em entrevista ao diretor de Redação do jornal, Sérgio Vieira. “É um debate que sempre fazemos, mas, infelizmente, na disputa do dia a dia, as pessoas acabam (se) afastando e, com isso, quem perde é o Grande ABC”, completou.

No pleito de quase quatro anos atrás, políticos sem domicílio eleitoral em uma das sete cidades tiveram adesão prioritária em boa parte das urnas da região. Foram os casos de Janaína Paschoal, Eduardo Bolsonaro e Joice Hasselmann, a primeira eleita deputada estadual e os dois últimos, federais. “Quase que 80% dos seus votos válidos (foram) para candidatos de fora”, lamentou Alex.

“Quando nós brigamos entre nós quem perde é a região. Precisamos fazer com que todos que tenham vontade, (que) queiram representar o (Grande) ABC estejam à disposição para que o eleitor tenha uma oferta maior de candidaturas (e) possa enxergar as candidaturas do Grande ABC e fazer com que tenhamos uma bancada maior”, defendeu Alex.

Atualmente, com quase 2,1 milhões de eleitores, a região possui dois deputados federais – além de Alex, há Vicente Paulo da Silva (PT). O parlamentar do Cidadania argumentou que a campanha pró-Grande ABC deve ser suprapartidária, já que existe consenso da bancada na hora da votação de projetos importantes para as sete cidades.

“As divergências ideológicas podem ocorrer, mas existem convergências que são pelo bem do (Grande) ABC e essas não podem ser debate em disputa eleitoral, Se nós pensarmos assim o (Grande) ABC dá passos para trás. Se pensarmos em produzir um (Grande) ABC forte, pujante, vamos fazer com que todos os atores de todas as matrizes políticas cresçam. Esse é o papel que precisamos estabelecer como ponto de partida para pensarmos o (Grande) ABC do futuro”, ilustrou Alex.

O deputado também falou da parceria com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), a quem se aliou nas últimas eleições municipais após divergências de 16 anos. Afirmou que já conversou “várias vezes” com o tucano sobre o assunto e disse que apoio do chefe do Executivo “não vale nada”. “O que vale é o sentimento (das pessoas) do resultado do que nós trouxemos em parceria. O apoio dele, ou não, é um direito individual. Sei separar muito bem essas coisas.”




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;