Esportes Titulo Alegria
Jogos da 3ª idade de Santo André reúnem 1.000 competidores

Jotisa, que chega à 21ª edição, foi aberto ontem no Celso Daniel

Heitor Agrício
Especial para o Diário
26/04/2022 | 08:54
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


Foi realizada ontem à tarde a cerimônia de abertura da 21ª edição do Jotisa (Jogos da Terceira Idade de Santo André). O evento ocorreu no ginásio do Parque Celso Daniel e contou com a presença de atletas, dirigentes e autoridades. As disputas já acontecem hoje aos cerca de 1.000 competidores, em 15 modalidades. É destinado ao público com mais de 60 anos, entre mulheres e homens. Algumas provas permitem pessoas a partir de 50.

A abertura contou ainda com apresentação da banda Os Incríveis, relembrando sucessos da época da jovem guarda, desfile dos participantes e o acendimento da pira olímpica pela atleta Palmira Lucia. Antônio Carlos Moreno e William Carvalho, estrelas do vôlei; Arilza Coraça, do basquete; e Soraia André, judoca medalhista de ouro no Pan-Americano de Indianápolis (Estados Unidos), são os embaixadores da competição e simbolizam o prêmio Cidade Sul-Americana do Esporte, concedido para o município por meio da entidade Aces Europe.

“O Jotisa tem sentimento especial neste ano, já que tudo que estamos retomando traz essa emoção, após passarmos esse período difícil na guerra contra a Covid-19. Estamos retomando neste ano os eventos, podendo celebrar a vida, principalmente a volta da convivência, do cotidiano. Só tenho que agradecer a todos pela confiança, carinho, e por estarem aqui esbanjando saúde e qualidade de vida”, disse o prefeito Paulo Serra (PSDB).

Também presente à solenidade, Pedrinho Botaro (PSDB), presidente da Câmara, parabenizou os participantes. “Tenho certeza que vocês, que fazem movimentar os esporte, são exemplo para a galera mais jovem, que muitas vezes está desanimada, que muitas vezes não sabe a importância da saúde, e vocês têm trabalhado isso no dia a dia.”

Após o desfiles das equipe, coube à atleta Aparecida de Lourdes o juramento do atleta, no qual parabenizou os participantes, pregou o espírito esportivo e deu destaque à importância dos esportes na terceira idade. De acordo com a Prefeitura, a competição é aberta à participação individual ou por meio de entidades de Santo André e cidades convidadas.

Wagner Ferrari, 64, vai competir no atletismo e no vôlei adaptado. Veterano na competição, comenta sobre a felicidade com a volta do evento após a pandemia: “Só pelo fato de estar vivo já é grande privilégio. É alegria muito grande participar deste evento, porque (com os esportes) você tem mais saúde, mais disposição, mais autoestima, mais energia e vida mais longa também. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;