Internacional Titulo
Referendo contra Chávez será no dia 15 de agosto
Do Diário OnLine
Com AFP
08/06/2004 | 23:34
Compartilhar notícia


O referendo sobre a revogação do mandato do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, será realizado no dia 15 de agosto, conforme informou nesta terça-feira o vice-presidente do CNE (Conselho Nacional Eleitoral), Ezequiel Zamora. A data ficou dentro das expectativas da oposição venezuelana, responsável pela coleta das 2.541.636 assinaturas necessárias para a convocação da consulta popular.

Caso a oposição ganhe, o país terá de realizar uma nova eleição presidencial em até 30 dias após a publicação do resultado do referendo. Entretanto, se o plebiscito for adiado para depois de 19 de agosto, quando Chávez inicia seu quarto ano de governo, uma eventual derrota do presidente representará a entrega do poder ao vice-presidente da Venezuela, José Vicente Rangel, que ficará no cargo até 2006.

Na semana passada, Chávez declarou que está "pronto" para enfrentar o referendo e advertiu que "o jogo está apenas começando". "Já vi setores da oposição cantando vitória, dizendo que fui derrotado, mas devo dizer que não tenho a menor vocação para a derrota. Ainda não entrei no jogo", disse o presidente em mensagem transmitida pela TV.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;