Cultura & Lazer Titulo
Walter Salles elogia premiaçao brasileira
Do Diário do Grande ABC
14/02/2000 | 16:20
Compartilhar notícia


Integrante do júri do 50º Festival de Berlim, Walter Salles acompanhou de longe a entrega de três prêmios, no Brasil, para seu filme "O Primeiro Dia", feito com Daniela Thomas. Eles venceram nas categorias Melhor Diretor e Melhor Roteiro e Melhor Ator do Grande Prêmio Cinema Brasil. O novo filme de Walter Salles começará a ser rodado em junho ou julho e vai ser baseado em um conto do albanês Ismail Kadare, refugiado em Paris.

Pergunta - Agora você vai ajudar a dar prêmios, mas continua a receber. Domingo seu filme "O Primeiro Dia",com Daniela Thomas, recebeu mais três prêmios...

Walter Salles - O filme ganhou os prêmios de Melhor Direçao, Melhor Ator e Melhor Roteiro. Eu acho que isso é um tributo ao talento da Daniela Thomas, porque esse filme foi feito paralelamente ao filme "Central do Brasil". É um filme feito para a televisao francesa. Se nao fosse toda a intuiçao, inteligência de Daniela, esse filme nao teria sido possível. Foi ela que desenvolveu o roteiro, a história, escolheu os atores. Acho que esses prêmios sao para ela. Acho também importante que se premie o talento brasileiro. Diversos países têm seus prêmios nacionais, nao só o Oscar americano. Na França existe o prêmio Cesar, na Espanha, o Goya.. Acho ter sido uma boa coisa, essa do Ministério da Cultura de criar um prêmio para o cinema brasileiro.

P - É verdade que na filmagem do fim do ano havia balas de verdade, que passavam perto da equipe ?

Walter Salles - Houve realmente um ou outro momento de tensao durante as filmagens da passagem do ano, mas a festa foi maior do que tudo e o prazer de estar ali filmando em tempo real foi o que ficou na memória.

P- Qual é sua sensaçao de, depois de ter sido julgado, julgar os filmes que passam em Berlim?

Walter Salles - Voltar aqui dois anos depois dos prêmios para "Central do Brasil"é um pouco como voltar para casa. Berlim é um festival aberto às novas cinematografias e estar do outro lado me dá a possibilidade de tentar ser tao generoso como foram com a gente. Tentar gostar dos filmes e nao secá-los simplesmente. Botar na frente os filmes que nos emocionaram.

P - O que acha do novo espaço do Festival?

Walter Salles - O Festival se tornou mais orgânico e mais concentrado. E a possibilidade de relaçao com o público talvez seja uma das maiores qualidades do festival. Quando "Central do Brasil" foi mostrado em diversos cinemas se pôde medir o calor do público berlinense. E agora o público tem possibilidade de estar ainda mais perto dos filmes, já que há uma concentraçao geográfica em volta desta praca, de no mínimo 15 cinemas, todos passando filmes do festival.

P - Por que escolheu para próximo filme um conto de Ismail Kadare, escritor albanês refugiado em Paris?

Walter Salles - Foi meu irmao, Joao, que me chamou a atençao para o livro de Ismail Kadare, "Abril Despedaçado". Tinha se apaixonado pela história e tinha pensado em adaptá-la para sua estréia na ficçao. Acabou nao fazendo e daí fui eu quem se apaixonou pelo livro. Fiz uma adaptaçao rápida do conto e mostrei para o produtor Arthur Cohn, que também se encantou com a história. Acho que a história tem alguma coisa fundamental para o Brasil e também para o resto do mundo - a recusa da violência. Eu me sinto interessado por isso, pela recusa à violência, de recusar puxar as armas, e esse livro fala desse tema. Fiquei emocionado pela qualidade da narrativa e a paixao e o desejo devem guiar as nossas escolhas naquilo que a gente faz no cinema. O filme vai ser feito em junho ou julho deste ano e estará pronto para o Festival de Berlim, Cannes ou Veneza do ano que vem.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;