Turismo Titulo Festas juninas
Arraial de Belô tem concurso de quadrilhas
Eliane de Souza
31/05/2012 | 07:41
Compartilhar notícia


Belo Horizonte herdou do interior de Minas Gerais, por intermédio das muitas pessoas que vinham morar na nova metrópole, o gosto pelas festas juninas e a habilidade para dançar quadrilha. Um legado e tanto.

É por conta disso que a capital representa a região Sudeste quando o assunto é festa junina. O evento realizado há 34 anos, oferece, além de entretenimento e diversão para milhares de moradores e turistas, o resgate das tradições culturais, dos valores sociais e da identidade do povo mineiro.

Lá há um concurso que conta com apresentação de um grupo especial que inclui as quadrilhas campeãs de 2011, as que mantiveram a pontuação mínima e quatro que subiram do grupo de acesso. O grupo especial se apresenta nos dias 29 e 30 de junho e 1º de julho, na Praça Ruy Barbosa, cartão-postal de Belo Horizonte.

Mas, antes da festa final, a cidade fica no ritmo da sanfona com o concurso das quadrilhas do grupo de acesso nas regiões Norte e Nordeste, que disputam vaga para se apresentarem no grupo especial em 2013.

O evento conta com a participação de mais de 60 grupos de quadrilhas, mais de 3.000 integrantes, a presença de um público animadíssimo e muita comida típica da festa.

Tradições caipiras em São Paulo

Em São Paulo também é possível participar de uma autêntica festa de São João. Em São Luiz do Paraitinga, o Arraiá Chi Pul Pul mantém as tradicionais festas juninas da cidade com forte influência caipira. O nome do evento é uma tentativa de reproduzir o som do "foguete de vara", tradicional em festas religiosas, pois tem a simbologia de espantar maus espíritos e deixar o ambiente propício para as comemorações.

Entre comidas típicas, arrasta-pé e casamento caipira, São Luiz do Paraitinga soma casamento caipira com bonecões gigantes e Festival de Música Junina. A musicalidade regional brasileira premia composições de diversas vertentes como baião, forró, rancheira, xote, valsa, marcha, entre outros.

Uma das grandes atrações do festival está na sua irreverente premiação, que consta de: um bezerro para o primeiro lugar, uma leitoa para o segundo lugar, um pato para o terceiro lugar, um frango para o quarto lugar, um ovo para o quinto lugar e uma pena para o sexto lugar.

Atualmente o Arraiá do Chi Pul Pul é realizado no Mercado Municipal de São Luiz do Paraitinga, o qual é todo decorado com os tradicionais balões e bandeirolas que fazem reverência aos três santos típicos da festa: São João, São Pedro e Santo Antônio.

Bahia celebra São João em mais de 100 cidades

Se o Carnaval é uma festa para baianos e turistas, o São João não é diferente. Com o tradicional forró pé de serra e espaço para as novas tendências da música nordestina, o São João da Bahia tem concurso de quadrilhas juninas, festas para Santo Antonio, São João e São Pedro, casamento na roça e muitas horas de show.

Na Bahia, os arraiais ocorrem em praticamente todas as regiões do Estado. Neste ano, devido à prolongada estiagem no semiárido baiano, o São João precisou ser cancelado ou reduzido em diversas cidades. Dos 417 municípios, 231 decretaram situação de emergência por conta da seca. A festa, porém, segue com destaque para mais de 100 municípios. Dentre eles, os tradicionais Senhor do Bonfim, Amargosa e Cruz das Almas e também Salvador, Porto Seguro e Ilhéus, principais polos hoteleiros do Estado.

Somente na capital, um grande arraial é instalado nas ruas e praças do centro histórico, com destaque para as apresentações musicais no Terreiro de Jesus, Praça Tereza Batista, Largo do Pelourinho e também das quadrilhas na Praça Municipal.

Amargosa, localizada a 248 quilômetros de Salvador, tem uma das festas juninas mais badaladas da Bahia. Os shows acontecem na Praça do Bosque e, neste ano, serão quatro dias de festa. Há uma vasta programação para adultos e crianças, inclusive com a instalação de uma pequena vila. Entre as atrações confirmadas estão: Flavio José, Luan Santana, Cavaleiros do Forró, Geraldo Azevedo, Estakazero, Adelmário Coelho, Waldonys, Flor Serena, além das bandas regionais.

Em Cruz das Almas, a tradicional guerra de espadas foi cancelada pela Justiça, mas nem assim a festa da cidade perdeu seu brilho. Considerado um dos festejos de São João mais tradicionais da Bahia, o arraiá da cidade, que está a 150 quilômetros de Salvador, vai homenagear Luiz Gonzaga.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;