Turismo Titulo Arraiá
O forró caju de Sergipe
Eliane de Souza
31/05/2012 | 07:38
Compartilhar notícia


A capital do Sergipe entrou no rol de cidades nordestinas que farão homenagens ao centenário de nascimento de Luiz Gonzaga durante o São João. O Forró Caju ocorre entre os dias 15 e 29 de junho, na praça de eventos Hilton Lopes, em Aracaju.

A festa é animada por quadrilhas, trios de forró de pé de serra e também a versão eletrônica do ritmo. Aracaju atrai multidões com apresentação de artistas como Calcinha Preta, Limão com Mel, Fagner, Dominguinhos, Zé Ramalho, Calypso, Alceu Valença, Gusttavo Lima e Aviões do Forró. Os shows ocorrem em três palcos ao redor da praça, onde também há barraquinhas com variedade de comidas típicas.

As homenagens ao Rei do Baião ocorrem nos dias 5 e 6 de junho, no Teatro Atheneu, a partir das 19h, onde ocorre o 11º Fórum do Forró. Para celebrar o 100 anos de nascimento de Luiz Gonzaga e a importância de sua obra, o evento traz palestras e depoimentos de Genival Lacerda, Alcymar Monteiro, Trio Nordestino, Targino Godim, Bené Fonteles, Chambinho do Acordeon e João Claudio Moreno.

Marinete do Forró

Até o dia 30 de junho, turistas e moradores terão a oportunidade de percorrer os principais pontos turísticos da cidade a bordo da Marinete do Forró, um ônibus temático estilo jardineira, com capacidade para 40 pessoas. São dois roteiros que partem da Orla de Atalaia, com única saída no dia. Um guia turístico e trio de forró pé de serra garantem a animação do público.

O ônibus circula durante cerca de quatro horas passando pelos principais pontos turísticos de Aracaju.

O primeiro ponto fica na Orla de Atalaia, segue até o fim da Passarela do Caranguejo no último ponto. Segue pela Rodovia José Sarney, passando pela Avenida Doutor José Domingos Maia, segue pela Rodovia dos Náufragos, com parada de uma hora na Orla Pôr do Sol. O trajeto de retorno é pelas praias com destino à Orla da Atalaia e parada final na Praça de Eventos desta orla.

As saídas ocorrem às quintas e sextas-feiras, às 14h, e nos sábados e domingos, com saída única às 16h.

Show de luzes em Estância

A festa em Sergipe não se resume à capital. O São João de Estância, a 70 quilômetros de Aracaju, é referenciado como um dos melhores do Estado. Ruas enfeitadas, fogueiras nas portas, famílias reunidas em volta da fogueira, comidas típicas e licores de frutas tropicais garantem o clima junino.

Além de trios pés de serra e quadrilhas juninas, a comemoração na cidade se caracteriza pelos barcos de fogo e duelo de espadas flamejantes. Um minibarco ornamentado e preso a uma linha transparente é movido a fogos de artifício, que fazem o barco protagonizar um rápido espetáculo de luzes. O duelo de espadas também ocorre à noite, com corajosos que se dispõem a empunhar fogos e girá-los formando círculos iluminados.

A abertura do São João ocorre hoje, com estas atrações e show das bandas Cavaleiros do Forró, Sanfonada e os sertanejos João Neto e Cesinha. O calendário junino segue com participação de 30 trios, 12 bandas locais, quatro quadrilhas juninas e concursos como o ‘a rua mais enfeitada', da ‘agência bancária mais decorada', do ‘melhor barco de fogo', do ‘melhor licor' e da ‘melhor Rainha do São João'. O auge do calendário será com a banda Calcinha Preta, que canta no forródromo no dia 29 de junho, no Dia de São Pedro.

A decoração da cidade faz reverência ao centenário de Luiz Gonzaga. Assim como o homenageado, a pequena cidade também tem vocação musical e sedia o único concurso de forró realizado no Estado. Diversão garantida.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;