Nacional Titulo
Supostos traficantes de órgãos humanos são presos em PE
Do Diário OnLine
Com Agências
02/12/2003 | 22:09
Compartilhar notícia


A Polícia Federal prendeu nesta terça-feira, nas cidades pernambucanas de Recife e Bonito, 11 pessoas acusadas de envolvido com o tráfico de órgãos humanos. O grupo começou a ser investigado pela PF há cerca de nove meses, após o recebimento de uma denúncia via e-mail pela Superintendência Regional da PF em Pernambuco.

A PF descobriu que um israelense aliciava pessoas na cidade de Recife para a venda de rins. Os possíveis doadores passavam por um check-up médico e por exames de sangue, para comprovação de compatibilidade sanguínea e detecção de alguma doença. Depois de aprovados, os aliciados eram enviados à cidade sul-africana de Duban, onde os órgãos eram coletados e comercializados.

Segundo as investigações, mais de 30 pessoas já haviam participado do esquema de venda de órgãos. O preço de um rim, na cotação da quadrilha, vinha caindo de valor. No início das investigações, os órgãos eram comercializados por US$ 10 mil. Nas últimas transações, os rins foram comercializados por US$ 6 mil.

O superintendente da PF em Pernambuco, delegado Wilson Salles Damázio, esclareceu que os presos foram incursos na Lei 9.434/97, no Artigo 14 (que fala sobre a remoção de tecidos e órgãos) e no Artigo 15 (que criminaliza a compra e venda de tecidos, órgãos e partes do corpo humano). Além disso, eles foram citados pelo crime de formação de quadrilha, inscrito no Código Penal.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;