Cultura & Lazer Titulo
Ensaísta italiano leva Prêmio da Latinidade
Do Diário do Grande ABC
13/03/2000 | 17:32
Compartilhar notícia


O ensaísta italiano Pietro Citati, 70 anos, foi escolhido nesta segunda-feira para receber o Prêmio da Latinidade, conferido pelas Academias Francesa e Brasileira de Letras (ABL). Citati venceu, por unanimidade, outros cinco candidatos - cujos nomes nao foram divulgados - em votaçao na sede da ABL, no Rio. Da votaçao participaram cinco imortais brasileiros e o secretário perpétuo da Academia Francesa, Maurice Druon. Outros quatro acadêmicos franceses votaram pela Internet. O italiano vai receber cerca de R$ 134 mil (80 mil euros).

Citati é autor, entre outras obras, dos ensaios Kafka, Proust e Goethe - os dois últimos editados pela Companhia das Letras. "Ele é um dos grandes pensadores da nossa época", afirmou Druon, ao descrever o ensaísta. "Suas obras sao de grande importância para a história da literatura e do pensamento". Segundo a nota divulgada pela ABL, "seus estudos revelam a vida da obra, em vez de se reter unicamente na vida do autor". Os livros Citati seriam ainda, segundo o texto, "uma apanhado do pensamento ocidental, uma caixa de ressonância de épocas".

O presidente da ABL, Tarcísio Padilha, afirmou que o italiano ainda nao sabia, na manha desta segunda-feira, que havia sido o escolhido para o prêmio. Ele seria avisado através de um telefonema. "Suas obras sao de impacto extraordinário nos meios literários e principalmente nos países de língua latina", afirmou Padilha. "Ele mergulhou na obra de Proust, mas também mergulhou na alma humana".

Para chegar ao nome de Citati, as academias de letras apresentaram três opçoes cada. Ficaram de fora escritores franceses e italianos. "Nao seria elegante beneficiar escritores dessas duas nacionalidades", disse Padilha.

O Prêmio da Latinidade foi criado em 1998 para homenagear escritores vivos da língua neolatina. No ano passado, o vencedor foi o mexicano Carlos Fuentes. Ele foi escolhido na França e premiado no Brasil, durante a Cimeira. Neste ano, as cerimônias foram trocadas e Citati irá até Paris receber troféu e diploma. A data prevista é oito de junho.

ABL - Os imortais se reúnem na próxima semana para eleger o novo ocupante da cadeira de Herberto Salles. Entre os mais cotados estao o escritor Carlos Heitor Cony e o professor Leodegário de Azevedo Filho, especialista em Camoes. Concorrem ainda Waldemar Cláudio dos Santos e Antônio Lopes de Sá.

A eleiçao do imortal, que vai ocupar a vaga de Joao Cabral de Mello Neto, está prevista para o dia 30. A cadeira está sendo disputada pelo poeta Ivan Junqueira e pelo escritor Arthur Benevides. Já a que era ocupada pelo médico Carlos Chagas Filho, morto recentemente, será declarada vaga em uma Sessao da Saudade marcada para quinta-feira. A escolha do seu substituto deve ocorrer em 120 dias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;