Economia Titulo Confiante
Guedes diz que empregos foram recuperados

Ministro afirma que taxa está hoje em 11% e que antes da pandemia de Covid era 12%

12/04/2022 | 09:17
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


O ministro Paulo Guedes disse ontem a empresários da Acim (Associação Comercial e Empresarial de Maringá), no Paraná, que “todos os empregos destruídos pela pandemia já foram recuperados”.

“A taxa de desemprego, que estava em 12% quando começou a pandemia, foi a 14% e já está em 11%, abaixo de quando a pandemia chegou”, disse, listando uma série de dados econômicos que, segundo ele, seguiram o mesmo caminho.

Guedes citou a evolução dos gastos do governo e do déficit fiscal. “Recuperamos as finanças em todas as dimensões; estatais estão dando lucro”, disse, completando: “Houve recuperação fiscal extraordinária nos três níveis da federação”. O ministro destacou ainda R$ 300 bilhões em investimentos contratados e ressaltou que o governo está “andando” com a privatização da Eletrobras e Correios.

Ele ainda criticou o movimento dos servidores públicos por aumento salarial. Guedes ressaltou que o país teve que lidar com “uma guerra”, se referindo à pandemia de Covid-19, e que não há espaço para pedidos de reajuste. “Numa guerra as pessoas perdem, todo mundo perde, o mundo todo perdeu. Não dá para querer chegar do outro lado mais rico”, disse.

O ministro falou aos empresários de Maringá em um agrado ao líder do governo na Câmara, Ricardo Barros, e fez questão de deixar isso claro. “Deputado Ricardo Barros tem nos ajudado muito, e é com grande prazer que estou fazendo essa participação na cidade de Maringá, que foi sua base eleitoral”, disse.

Guedes disse que está “confiante” de que o Brasil vai conseguir controlar a inflação antes de nações desenvolvidas. Ele reconheceu que os juros reais estão relativamente elevados no Brasil, mas ponderou que a inflação global está ineditamente alta para os últimos anos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;