Internacional Titulo
Legisladores dos EUA defendem democracia mundial
Da AFP
03/03/2005 | 17:19
Compartilhar notícia


Um grupo de influentes legisladores republicanos e democratas dos Estados Unidos apresentou um projeto de lei com o objetivo de propagar a democracia no mundo. "A promoção da democracia e da liberdade é claramente inseparável da segurança em longo prazo dentro dos Estados Unidos", considerou o senador republicano John McCain, candidato às primarias republicanas para a presidência de 2000. Além disso, o grupo ressaltou os recentes avanços na Ucrânia e no Líbano.

O projeto de lei denominado 'Advance Democracy act' estabelece que a diplomacia americana deve colocar um fim às formas de Governo ditatoriais e não-democráticas. Além isso, o texto pede ao secretário de Estado que prepare um relatório anual sobre a democracia que contenha um plano de ação específica para promover e permitir uma transição democrática nos países tidos como não-democráticos e que converta as embaixadas americanas nestas nações em ilhas de liberdade.

"Desde o início do século XX, os presidentes que governaram a América, de Wilson a Roosevelt, ou Truman e Kennedy, souberam que os interesses vitais dos Estados Unidos estão mais protegidos quando se ajuda os outros a encontrar sua própria voz de liberdade", destacou o democrata Joseph Lieberman. "No debate entre realistas e idealistas (este projeto de lei) põe a política exterior americana do lado do idealismo", afirmou Lieberman, ressaltando que 45 países do mundo não são livres.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;