Nacional Titulo
PL anuncia apoio à CPI do Pittagate na Câmara
Do Diário do Grande ABC
19/03/2000 | 19:58
Compartilhar notícia


O presidente do PL em Sao Paulo, deputado Marcos Cintra, anunciou neste domingo o apoio do partido à criaçao de uma CPI na Câmara Municipal para investigar as denúncias feitas pela primeira-dama de Sao Paulo, Nicéa Pitta. Cintra disse que a decisao foi acertada no último sábado, pelos membros da Executiva Nacional. Nesta segunda, a questao será fechada no encontro marcado para as 14 horas com os representantes do diretório regional. "Discutimos os prós e contras e constatamos que o PL nao pode se omitir nesse caso", argumentou o deputado.

Segundo ele, diante de uma questao fechada, o Regimento do PL nao deixa outra alernativa a seus filiados senao a de seguí-la. Para Marcos Cintra, candidato à prefeitura de Sao Paulo, o PL nao podia ignorar o apoio à CPI manifestado por 80% da populaçao do município. Na sua avaliaçao, os fatos denunciados por Nicéa nao apresentam nenhuma novidade, mas crescem de importância - e consequentemente da necessidade de apurá-los a fundo - tendo em conta o fato de terem sido expostos pela ex-mulher do prefeito Celso Pitta. "O caso da denunciante é muito específico", alegou.

O deputado lembrou que dos cinco vereadores do PL - o sexto filiado, a vereadora Maria Helena, está suspensa - dois apoiam a criaçao da CPI enquanto os outros três permancem ao lado de Pitta. Ele previu que, com o apoio de toda a bancada, serao obtidos os votos necessários para abrir a investigaçao na Câmara. Cintra defendeu que a CPI seja presidida um representante de seu partido.

Temer - Já com relaçao à instalaçao da CPI na Câmara dos Deputados, o presidente da Casa, deputado Michel Temer (PMDB-SP) garantiu que nao vai criar entraves para dificultar sua criaçao. Temer disse que é difícil prever se haverá ou nao condiçoes regimentais para sua criaçao. Ele explicou que as 226 assinaturas obtidas até agora apenas permitem a tramitaçao do pedido de criaçao da comissao. Para avançar com esse requerimento é necessário o apoio de mais 31 deputados, totalizando 257 votos.

Se esse número - correspondente ao aval da maioria absoluta da Câmara - for obtido também em plenário, o pedido de criaçao da CPI passa a ser feito em caráter de urgência. Nesse caso, a comissao pode sair da "fila" que tem na frente 10 outras solicitaçoes para instalar investigaçoes na Câmara e finalmente ser concretizada. Para Temer, é importante que todas as denúncias sejam apuradas, mas desde que isso seja feito obedecendo às regras regimentais. Ele lembrou que, na Câmara, só podem funcionar cinco CPIs ao mesmo tempo.

O deputado José Genoíno (PT-SP) reconheceu que ainda há um caminho a vencer para criar a CPI de Pitta, mas nao crê que isso venha a inviabilizar a comissao. Segundo ele, a dificuldade em abrir uma investigaçao na Assembléia de Sao Paulo estimula aos deputados federais a apoiar uma CPI na Câmara.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;