Nacional Titulo
Nicéia Pitta deve depor e apresentar provas 2ª feira
Do Diário do Grande ABC
11/03/2000 | 15:21
Compartilhar notícia


O Setor de Apuraçao de Crimes de Prefeitos, da Procuradoria Geral da Justiça, ouvirá Nicéia Pitta, ex-mulher do prefeito Celso Pitta, na segunda-feira. As declaraçoes de Nicéia, feitas na noite de sexta-feira à TV Globo, acrescentam fatos novos aos inquéritos já instaurados no Ministério Público Estadual, contra a prefeitura e contra o prefeito. ``A maioria dos fatos apresentados por ela já estavam sendo investigados, mas o testemunho vindo de alguém tao próximo do prefeito vem fortalecer muitas das provas que havíamos apurado', disse o procurador Alberto de Oliveira.

``Se ela apresentar detalhes, nomes e documentos, há a possibilidade de ser instaurado um inquérito policial', acrescentou José de Sá, assessor de imprensa da Procuradoria. Ele lembrou que a ex-mulher do prefeito ameaçava abrir a boca desde o final de fevereiro. ``Mas ela relutava, e desistia, até que a Globo a convenceu a falar', contou Sá.

As denúncias contra a prefeitura, envolvendo empresários, vereadores e outros políticos, irao somar-se aos 120 inquéritos oficiais já em andamento, coordenados por promotores do Gaeco (Grupo de Atuaçao Especial e Repressao ao Crime Organizado), do Ministério Público. A Justiça apura casos de irregularidades e corrupçao em diversos setores do governo municipal. Entre eles o pagamento de propinas nas administraçoes regionais, o superfaturamento no Programa Municipal de Atendimento à Saúde (PAS) e o favorecimento de funcionários na Anhembi Turismo e Eventos.

O depoimento de Nicéia Pitta à TV Globo é uma prova testemunhal - com o mesmo valor de uma prova documental- que chama a atençao para fatos merecedores de investigaçoes. A avaliaçao é do promotor de Justiça Roberto Porto. ``Mas ela terá que ratificar o que disse em depoimento ao Ministério Público', disse Porto.

Nicéia Pitta ainda nao entrou em contato com os promotores do Gaeco, que já têm nas maos a fita de sua entrevista ao Globo Repórter, para analisá-la. Apesar de reconhecer a relevância das declaraçoes da ex-mulher do prefeito, o promotor frisa que é difícil chegar a qualquer conclusao, antes de ouvi-la novamente. Os próximos passos nas investigaçoes da Justiça vao depender do que ela disser e das provas que apresentar ao MPE.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;