Internacional Titulo
Iraque assume o controle da segurança em uma segunda província
Da AFP
21/09/2006 | 17:21
Compartilhar notícia


As forças iraquianas assumiram nesta quinta-feira o controle da segurança em uma segunda província iraquiana, a de Zi Qar, até então nas mãos de soldados italianos e romenos.

A província de Zi Qar, capital Nassiriyah, tem quase 1,5 milhão de habitantes, em sua maioria xiitas, e é relativamente tranqüila.

"Recebemos hoje o controle da segurança na província de Zi Qar, que segue a recepção do controle da segurança em Muthanna", uma província do sul xiita cujo controle da segurança foi transferido em julho, declarou o primeiro-ministro Nuri al-Maliki, durante a cerimônia oficial.

"Em breve assumiremos o controle de outras províncias, como conseguimos recuperar nosso país das mãos da ditadura do partido Baath", acrescentou.

"Esta transferência marca uma etapa importante na direção de um Iraque soberano, capaz de governar e de garantir sua própria proteção", afirmaram o embaixador dos Estados Unidos, Zalmay Khalilzad, e o comandante da força multinacional no Iraque, o general americano George Casey, num comunicado comum.

"Após décadas de ditadura e opressão, o Iraque deu mais um passo na direção da auto-suficiência em matéria de segurança", acrescenta o texto.

Concretamente, caberá ao governador da província, Aziz Kazem Aluan, garantir a segurança em Zi Qar. Ele poderá se apoiar nas forças de polícia locaos e pedir ao governo a intervenção das forças armadas iraquianas em caso de necessidade.

"Nós nos despedimos das tropas italianas, mas vamos seguir adiante com o programa de paz", declarou o governador, pedindo aos iraquianos que permaneçam unidos.

As tropas da força multinacional nesta província, formadas por 1.860 italianos e 430 romenos, ficarão disponíveis para um eventual apoio e para formar e treinar os soldados e policiais iraquianos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;