Internacional Titulo
Seqüestros e mortes marcam a segunda-feira no Iraque
Da AFP
31/07/2006 | 13:10
Compartilhar notícia


A violência não dá trégua no Iraque: nesta segunda-feira, 26 pessoas foram seqüestradas em Bagdá, 11 funcionários da Câmara de Comércio EUA-Iraque e outros 15 da empresa de telefonia Al-Rawi, e 16 foram mortas em diversos atos de violência em todo o país.

"Vi alguns veículos da polícia sem placas parados diante do prédio. Separaram as mulheres dos homens e os levaram", afirmou uma testemunha do seqüestro na Câmara de Comércio, no bairro Al-Arasat, centro de Bagdá.

O ministério iraquiano do Interior informou que homens vestidos com uniformes da polícia nacional iraquiana chegaram ao edifício em 15 veículos e capturaram todas as pessoas, sem disparar um tiro.

A Câmara de Comércio EUA-Iraque foi criada em maio de 2003 por empresários iraquianos no exílio para retomar as relações comerciais com Washington, após o fim do embargo imposto contra o país durante o regime do ditador Saddam Hussein.

O órgão tem 60 funcionários em Bagdá e conta com sucursais em Los Angeles (costa oeste americana), Amã (Jordânia) e Erbil (350 km ao norte de Bagdá).

Todos os seqüestrados são iraquianos, mas a entidade por ser considerado uma alvo dos grupos armados antiamericanos.

Os seqüestros executados por homens vestidos de policiais se tornaram comuns no Iraque e, na maioria dos casos, são cometidos por esquadrões da morte, que executam as vítimas e abandonam os corpos. Em alguns casos a motivação é apenas financeira.

Outros atos de violência mataram 16 pessoas nesta segunda-feira em todo o país.

Três pessoas foram assassinadas no centro da capital iraquiana, incluindo o general de brigada Fajri Jamil, do serviço de inteligência oficial.

A polícia de Bagdá e arredores encontrou sete corpos. Em Hillah (120 km ao sul da capital), um agente morreu e dois foram feridos na explosão de uma bomba de fabricação caseira.

Homens armados assassinaram um funcionário da administração de bens sunitas em Amara, cidade de maioria xiita, a 365 km de Bagdá.

A 40 km de Mossul, um atentado com carro-bomba contra um posto rodoviário da polícia matou quatro oficiais e feriu outros seis.

Em Baaquba, homens armados metralharam um ponto de ônibus, deixando saldo de um morto e dois feridos. Um civil e um policial foram assassinados em outras zonas da cidade.

Nos arredores da mesma localidade, dois militares foram assassinados. Um civil perdeu a vida ao oeste de Kirkuk.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;