Internacional Titulo
Refugiados sérvios pedem mais segurança para voltar ao Kosovo
Do Diário do Grande ABC
21/06/1999 | 15:46
Compartilhar notícia


Centenas de refugiados sérvios de Kosovo protestaram nesta segunda no centro de Belgrado, exigindo mais proteçao antes de voltarem para a província, como quer o governo iugoslavo. A polícia ordenou que os manifestantes se dispersassem.

Cerca de 50.000 sérvios deixaram a província nas últimas duas semanas, temendo represálias dos rebeldes albano-kosovares, encorajados pela retirada dos soldados sérvios de acordo com um plano de paz. Os refugiados sérvios acusam o governo de deixá-los desamparados e dizem que a força internacional de paz nao pode protegê-los em Kosovo. Os sérvios exigem que o Conselho de Segurança das Naçoes Unidas assuma a responsabilidade pela questao.

``Exigimos que o Conselho de Segurança da ONU impeça a açao dos grupos terroristas, que destroem a propriedade sérvia e os monumentos históricos de Kosovo', disse um panfleto distribuído pelos manifestantes. Para os policiais presentes, a maioria dos quais serviu em Kosovo e conhece os manifestantes, foi um confronto tenso e embaraçoso. A polícia estava insegura e ameaçou prender os manifestantes se nao se dispersassem.

A multidao lembrou aos policiais seus laços com os sérvios de Kosovo - laços gerados pela desconfiança mútua dos albano-kosovares. ``Por favor, me prendam', disse sarcasticamente um jovem, chamado Nenad. ``Fui ferido duas vezes como policial de reserva' em Kosovo. A mae de Nenad gritou à polícia: ``Vao prender seu companheiro? Deviam ter vergonha!'. Nao houve prisoes no protesto. ``Sabia que isso ia acontecer. Passei quase um ano em Kosovo. Saí da província com esse pessoal. Nao sei o que pensar agora, estou ficando louco', disse um policial, que só se identificou pelo apelido Mica.

Os sérvios temem o Exército de Libertaçao de Kosovo, que tomou o controle da província. Mas os rebeldes albaneses assinaram hoje um pacto de desmilitarizaçao com a Otan, que permite à forças de paz controlar a província e impedir uma nova explosao de violência étnica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;