Nacional Titulo
SC registra primeiro caso de morte por hantavírus
Do Diário OnLine
21/11/2001 | 14:37
Compartilhar notícia


Foi confirmado nesta quarta-feira pela 12ª Regional de Saúde de Videira o primeiro caso de morte por hantavírus, transmitido pelos ratos, em Santa Catarina. O agricultor José Morando, de 45 anos, morreu no começo deste mês.

Autoridades de saúde já suspeitavam da causa da morte por causa dos sintomas. O agricultor deve ter se contaminado em sua propriedade, no município de Arroio Trinta.

A hantavirose é uma doença aguda. Ela se manifesta sob a forma de febre hemorrágica com síndrome renal e pulmonar. Entre os principais sintomas estão a febre, dor abdominal, vômitos e cefaléia, seguidas de tosse seca. Após alguns dias o estado clínico do paciente evolui para insuficiência respiratória aguda e choque circulatório.

As principais formas de contaminação são a inalação de gases liberados pelas secreções dos ratos ou pelo consumo de água e alimentos contaminados pelos roedores. Existe também a possibilidade de transmissão entre pessoas.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;