Internacional Titulo
Governo decreta desastre nacional por inundações na Bolívia
Da AFP
12/02/2008 | 13:21
Compartilhar notícia


O governo da Bolívia declarou nesta terça-feira situação de desastre nacional em função das severas inundações que atingem o país, com um saldo até o momento de 51 mortos e cerca de 45 mil famílias desabrigadas.

O ministro da Defesa, Walker San Miguel, informou à imprensa sobre o decreto, que foi assinado depois de uma avaliação do presidente Evo Morales, que sobrevoou as regiões mais afetadas e comprovou a gravidade da situação.

Na legislação boliviana se entende como desastre uma situação de dano grave ou alteração das condições normais de vida em um território determinado ocasionado por fenômenos naturais e que pode causar perdas de vidas humanas, materiais, econômicas ou danos ambientais, segundo explicou o jornal La Prensa.

A decisão governamental permitirá aos municípios e governos modificar seus orçamentos e realizar liberações diretas para ajudar os desabrigados. Morales já havia declarado zona de desastre no departamento amazônico de Beni, cuja principal cidade, Trinidad, se encontra em risco de ser tragada pelas águas.

Agora, a medida se estende às regiões de Santa Cruz, Cochabamba, La Paz, Oruro, Potosí, Chuquisaca e Tarija.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;