Turismo Titulo
Holambra abre seu ‘jardim encantado’
Heloísa Cestari
Do Diário do Grande ABC
01/09/2005 | 10:40
Compartilhar notícia


Enquanto as folhas das árvores começam a cair na Europa anunciando a iminência do outono, no Brasil a pequena cidade de Holambra, em São Paulo, se prepara para encantar turistas de várias partes do país com a cores e perfumes da maior exposição de flores da América Latina. A 24ª edição da famosa Expoflora será aberta ao público a partir de hoje até o próximo dia 25 e, como sempre, promete trazer para o pavilhão não só flores como também um pouco da dança, da música e da culinária típica holandesa. A expectativa é de que, durante os 17 dias do evento, 283 mil pessoas visitem o município, que vê sua população, de apenas 10 mil habitantes, multiplicar em mais de 2.700%.

O nome Holambra, vem da reunião das palavras Holanda, América e Brasil. Era assim que se chamava a antiga cooperativa de produtores rurais fundada na região em 1948 por imigrantes holandeses. Com o tempo, o empreendimento cresceu até que, em 1993, ganhou status de município, hoje com cerca de 350 propriedades agrícolas, responsáveis por nada menos que 40% das flores e plantas comercializadas no Brasil.

Entre as novidades da edição 2005 da Expoflora – sob o tema Flores, Cores e Sabores –, destacam-se a Mostra de Paisagismo e Decoração de Áreas Externas, que contará com 22 ambientes idealizados por dezenas de paisagistas, arquitetos e designers de interiores, e o Pavilhão de Negócios em Paisagismo e Decoração de Áreas Externas. Os arranjos da exposição temática também se encarregarão de apresentar as tendências das cores e espécies que serão mais utilizadas na primavera-verão. Tudo, é claro, com o toque de um moinho de vento aqui, um tamanco de madeira acolá, e outros adereços destinados a fazer o visitante se sentir em plena Holanda.

Os apaixonados por velocidade, por sua vez, poderão assistir às exibições do Trekker Treker, esporte que envolve tratores com motores envenenados e pilotos habilidosos. Para contagiar ainda mais as equipes e o próprio público, um locutor narrará a competição como se estivesse num rodeio de peões.

Mas a maior atração continua sendo a tradicional Parada das Flores, desfile de carros alegóricos, com músicos e performistas, que conduz o público ao local da esperada Chuva de Pétalas de Rosas, que acontecerá em todos os dias da exposição, às 17h. Afinal, diz a lenda que quem consegue pegar uma pétala no ar tem seus desejos realizados... Mas, com ou sem a sorte de pegá-las, a diversão é garantida, principalmente àqueles que não têm receio de se deixar levar pelos ritmos contagiantes dos 11 grupos de danças típicas holandesas que se revezam para proporcionar música e alegria ininterruptas aos visitantes. Ao todo, os grupos reúnem 260 jovens holambreses.

E para quem deseja conhecer o município, a Expoflora promoverá passeios turísticos que incluem um city tour com informações sobre a história da cidade e da imigração holandesa no Brasil, além de visita a uma fazenda de produção de flores.

A 24ªExpoflora será realizada de quinta-feira a domingo e no feriado de 7 de setembro, sempre no horário das 9h às 19h. Os ingressos custam R$ 18, sendo que crianças de até 5 anos acompanhadas de um responsável têm entrada gratuita. O acesso à cidade, situada a 140 km de São Paulo, é feito pela rodovia Campinas-Mogi Mirim (Km 141). Mais informações sobre a exposição pelo telefone (0xx19) 3802-1421 ou no site www.expoflora.com.br.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;