Política Titulo
FHC diz que inflaçao deve ficar em 7% este ano
Do Diário do Grande ABC
10/05/1999 | 14:03
Compartilhar notícia


O presidente Fernando Henrique Cardoso apresentou aos líderes de negócios dos EUA uma avaliaçao positiva da rápida recuperaçao brasileira da turbulência no mercado dos meses recentes. Um dos pontos-chave dos esforços do presidente em recomendar o Brasil aos investidores foram as previsoes de que a inflaçao está se retraindo muito mais rápido do que o esperado menos de dois meses atrás e também o panorama de crescimento mais positivo.

Falando na Câmara de Comércio dos EUA, em Washington, Fernando Henrique disse que algumas previsoes no Brasil estao projetando que a inflaçao deverá cair para entre 3% e 4% por ano no final de 99. "Mas estamos mais conservadores", disse FHC sobre as previsoes do próprio governo. "Acreditamos em inflaçao anual entre 7% e 10%. mais próximo a 7% do que de 10%", afirmou.

"Também é importante lembrar o fato de que as organizaçoes de pesquisa independentes estao mais otimistas que o governo brasileiro, para nao dizer o FMI, porque por obrigaçao o FMI é sempre pessimista", afirmou. O presidente Fernaando Henrique disse ainda que a reduçao no PIB este ano "também será menor do que a esperada". "Este ano terminará provavelmente com uma reduçao de 2,5% do PIB, comparada com previsoes anteriores de reduçao de 6%. Mas eu nao acredito em 2,5%. Estou muito mais otimista mas é muito difícil manter este tipo de prognóstico". Nao importando qual seja o número final do PIB, Fernando Henrique disse que é vital que a economia brasileira esteja "em muito melhor forma" no final do ano em relaçao a dezembro de 98.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;