Economia Titulo
Malan diz que LRF não é razão para reduzir investimentos
Elisa Bartié
Do Diário OnLine
07/05/2002 | 13:56
Compartilhar notícia


O ministro da Fazenda, Pedro Malan, afirmou nesta terça-feira que a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) não pressiona para que sejam reduzidos os investimentos nas áreas sociais. "A idéia da responsabilidade faz parte de qualquer governo responsável", defendeu.

Segundo ele, o país tem uma demanda por investimentos e o aumento da carga tributária é decorrente dessas pressões pelo aumento dos gastos públicos. Ele disse ser importante defender a responsabilidade fiscal, considerando um equívoco pensar que a LRF restringe os investimentos sociais.

"A redução da pobreza e da desigualdade passa pela estabilidade macroeconômica, pelo crescimento sustentado ao longo de vários anos e pela rediscussão da estrutura do gasto público", afirmou.

Malan disse que não há razão para acreditar que o país não atrai investimentos para sua economia. Segundo ele, os fundamentos da economia não são barreiras para o desenvolvimento.

No discurso, o ministro criticou o que considerou uma postura indefinida dos partidos de oposição em relação a alguns temas da política econômica brasileira. Apesar de não citar nomes, ele fez referência ao petista Alozio Mercadante, que estava presente no evento. Ele elogiou a postura do petista, afirmando que é demonstrado compromisso com o controle da inflação e regime de câmbio flutuante. No entanto, pediu que as idéias fossem melhor explicitadas.

Depois, rebatendo as declarações de Malan em outro discurso, Mercadante afirmou que a Lei de Responsabilidade Fiscal foi criada mas não é cumprida e que não se pode cobrar da oposição algo que o governo não cumpre.

O ministro participou da abertura do segundo dia do Fórum Nacional do BNDES. Também estão presentes no Fórum o ministro do Desenvolvimento, Sérgio Amaral, o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, entre outros.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;