Internacional Titulo
Simpatizantes do Hamas fazem manifestaçao em Hebron
Do Diário do Grande ABC
25/02/2000 | 15:10
Compartilhar notícia


Cerca de 10 mil simpatizantes do Hamas (Movimento de Resistência Islâmica) se manifestaram nesta sexta-feira em Hebron (Cisjordânia), para lembrar o sexto aniversário do massacre de 29 muçulmanos na Tumba dos Patriarcas - lugar santo do judaísmo e do islamismo - cometido por um colono integrante do movimento extremista judeu Kach.

Os manifestantes responderam ao chamado do Hamas marchando pela principal rua de Hebron e gritando frases hostis ao processo de paz com Israel.

Fundado em 1973 pelo rabino Meir Kahana - assassinado por um egípcio em Nova Iorque, em quatro de novembro de 1990 -, o Kach (decretado ilegal em 1994) exige a expulsao em massa dos árabes, palestinos e árabes israelenses, e a constituiçao de um Estado teocrático judeu.

``O Alcorao (livro sagrado dos muçulmanos) é a nossa Constituiçao!', ``A Jihad (guerra santa) é a nossa via!', ``Morrer por Alá (Deus) é o nosso futuro!', ``As balas nao vao parar o Hamas!', gritavam em coro os manifestantes.

O Hamas, violentamente hostil aos acordos de autonomia concluídos pela OLP e por Israel, é responsável pela maioria dos atentados antiisraelenses nos últimos anos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;