Memória Titulo Coluna
15 de novembro de 1956. Um campo oficial ao RPFC. SE Palmeiras presente. Em busca de uma taça.

Naquele feriado da República, a cidade em festa dirigia-se à nova praça de esportes do Ribeirão Pires FC, às margens do lendário Ribeirão dos Pires. Entre outros registros, o de uma flâmula: nascia o Estádio Felício Laurito, que este ano completará 66 anos

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
21/03/2022 | 00:02
Compartilhar notícia


É um belo campo de futebol, gramado impecável, projeto do arquiteto Ícaro de Castro. Conta o professor Hamilton Gonçalves Dias, responsável pelo Acervo Histórico do Ribeirão Pires FC, que nos feriados e fins de semana o campo abriga uma sucessão de partidas entre equipes formadas por associados.

Craques importantes desfilaram pelo Estádio Felício Laurito. Ali treinou o Santos FC no início da carreira de Pelé, quando os alvinegros subiam a serra e se concentravam em hotel da Vila Aurora.

Willian, o craque revelado pelo Corinthians, e que está de volta ao Timão, nascido em Ribeirão Pires, visitou o estádio para uma reportagem da TV Globo.

Dos anais do Ribeirão Pires FC, a notícia da inauguração do estádio, reproduzida no livro do centenário do Ribeirão Pires (1911-2011):

A programação da inauguração teve missa campal, bênção das dependências, inauguração da quadra de vôlei com um jogo das equipes masculinas e femininas do Ribeirão Pires frente ao Aramaçan e Pedreira ABC.

O grande momento do dia foi a inauguração do campo com jogo entre o RPFC e o Palmeiras, em que o time da casa saiu derrotado por 4 a 2.

TAREFA

Descobrir o real resultado do jogo inaugural. Segundo o jornal O Estado de S. Paulo, o Palmeiras ganhou por 3 a 1, promovendo a estreia de Nardo e Tati.

Palmeiras: Laércio, Ismael e Milton; Fiúme, Joel e Mexicano; Colombo (Juarez), Nardo, Nei, Wilson (Parada) e Tati.

Ribeirão Pires: Rubinho, Chico e Tonho; Fheiz (Jorge), Zoro (Irineu) e Simão; Odair, Adaquir Prisco, Roberto Redivo, Joãozinho (João Grecco) e Hermínio Turelli.

Além do placar verdadeiro, seria interessante descobrir quem marcou o primeiro gol no Estádio Felício Laurito.

Recorremos ao Almanaque do Palmeiras, versão impressa, de Celso Dario Unzelte e Mario Sérgio Venditti. A obra não registra este amistoso. 

Na noite anterior, o Palmeiras jogou no Parque Antarctica com o XV-Piracicaba, pelo Campeonato Paulista. Dia seguinte, em Ribeirão Pires, apenas três palmeirenses que jogaram na véspera compareceram: Waldemar Fiúme, Nei e Colombo.

TEVE TAÇA?

Os registros históricos do Ribeirão Pires FC, ao menos o que Memória consultou, não informam se o amistoso que inaugurou o Estádio Felício Laurito valeu taça. O pesquisador Luiz Romano, do Memofut, se interessou em descobrir, junto à sala de troféus do Palmeiras, se há taça referente àquele jogo histórico.

Diário há meio século

Terça-feira, 21 de março de 1972 – Ano 14, edição 1797

Furebol - Pelo Torneio 25 de Janeiro, em São José dos Campos, São José 1, Santo André 1 (gol de Mojica). O jogo foi disputado no Estádio Martins Pereira, o Formigão.

No Estádio Lauro Gomes, em São Caetano: Saad 2, Esportiva de Guaratinguetá 0.

Torneio João Ramalho: no Volkswagen Clube, Santo André 0, São Caetano 0; no campo do Meninos, em Rudge Ramos, Diadema 2, São Bernardo 2.

I Torneio de Integração do Meio Esportivo, no Parque São Jorge (campo do Corinthians Paulista): Diário do Grande ABC 5, Diário Popular 1.

Santos do dia

Benedita Cambiagio

Nicolau de Flue

Serapião de Thmuis


Municípios brasileiros

No Estado de São Paulo, hoje é o aniversário de 32 cidades. Destacamos Campo Limpo Paulista, onde o Serrano, de Paranapiacaba, jogou em 1960 (cf. <CF160>Memória</CF> de 16 de março de 2022).

A propósito, escreve José Roberto Fornazza, do Memofut:

- Em 1960, Campo Limpo Paulista era um distrito distante de “Jundiahy”, com duas estações de trem, a Inglesa (SPR) e a Bragantina. Ali se instalou a Metalúrgica Krupp no ano de 1956 e muitos alemães vieram morar na terrinha. Muitos estão por aqui até hoje.

Portanto, em 1960, o Serrano veio jogar num antigo bairro de “Jundiahy”. O campo ficava ao lado da estação da São Paulo Railway.

- Campo Limpo Paulista, Várzea Paulista e Itupeva foram os três últimos ‘filhotes’ a se emancipar de “Jundiahy”, em 1965.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;