A Câmara sofrerá conseqüências com a diminuição do repasse feito pela Prefeitura. O orçamento do Legislativo é de cerca de R$ 1 milhão ao mês, e o presidente pretende reduzir as despesas para R$ 900 mil. No entanto, o secretário de Finanças, Sérgio Trani, já deu sinais de que o corte de gastos terá de ser ainda maior. Em um ofício encaminhado ao Legislativo, Trani afirmou que em maio a Prefeitura irá repassar apenas o suficiente para o pagamento dos funcionários, cerca de R$ 770 mil.
Trani afirmou ainda que a situação não deve se alterar significativamente nos próximos meses. Segundo ele, a intenção é manter o repasse apenas para a folha de pagamento. “É claro que a Câmara não pode ficar sem custeio. Caso haja necessidade específica, vamos ter de discutir ponto por ponto”, afirmou. Trani disse que já conversou com o presidente da Câmara para um acordo.
Para se adequar à nova situação, Ernandez disse que algumas providências já começaram a ser tomadas para diminuir as despesas da Casa, como o rompimento do contrato com a empresa responsável pela manutenção dos carros oficiais, que o presidente considera que cobrava preços abusivos, e com a empresa que operava o sistema de som da Câmara.
O presidente do Legislativo pretende discutir com os demais parlamentares, na quinta-feira, algumas reduções que irão afetar diretamente os vereadores. Entre as propostas, está a redução da quantidade de cópias e do combustível disponível aos carros oficiais. “Já tenho conversado com os vereadores, e as propostas têm sido muito bem aceitas”, afirmou Ernandez.
Mas o principal corte será com a redução do custo da reforma do prédio da Câmara. O presidente afirmou que, independentemente do resultado da perícia, a obra terá seu valor diminuído com a troca dos materiais que seriam utilizados na reforma. “Vou ver uma ou outra coisa para que se torne mais barato. Sem dúvida, a obra vai ter o valor reduzido”, disse. Enquanto são feitas essas análises, o presidente da Câmara já suspendeu os pagamentos e só pretende retomá-los após a diminuição dos valores. A obra teria um custo inicial de R$ 809 mil.
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