Palavra do Leitor Titulo Artigo
Um olhar diferenciado
Do Diário do Grande ABC
16/03/2022 | 00:02
Compartilhar notícia


Os conflitos e divergências fazem parte da humanidade; entretanto, as maneiras de solucionar os desacordos podem ser diferentes e são bem mais eficazes quando há o auxílio efetivo de uma Ouvidoria. No setor privado, ou na área pública, as ouvidorias se consolidaram como importante instrumento de gestão.

O Grande ABC abriga uma das mais antigas ouvidorias em funcionamento no País, que é a Ouvidoria da cidade de Santo André, criada em 1999. Nesses 23 anos passamos por inúmeras mudanças políticas, monetárias, comportamentais e tecnológicas. Constatamos, nesse período, diversas alterações nos serviços prestados pela Prefeitura Municipal e suas autarquias; prazos de execução foram reavaliados, alguns serviços foram extintos e outros, criados. A municipalidade presta mais de 600 serviços, e aqui cabe destacar que a maior parte desses é realizada de forma eficaz e bastante satisfatória.

Em 2021 o órgão realizou mais de 19 mil atendimentos, sendo que esses, em sua maioria, foram resolvidos de forma rápida através de informações e orientações assertivas, fazendo com que os encaminhamentos tivessem maior agilidade.

Recentemente, com o advento da pandemia de Covid-19, o mundo passou por um rápido crescimento nos meios digitais. Tivemos que nos acostumar com tecnologias e aplicativos, para usufruir de quase todos os serviços e transações comerciais, muitos dos quais nem sabíamos da existência. O comportamento dos munícipes também mudou, ficando mais exigentes em suas demandas, e cobrando mais qualidade nos serviços recebidos, o que consideramos algo muito positivo. 

Os serviços públicos não ficaram de fora desse avanço tecnológico, porém, observamos que essas mudanças, ocasionadas pela rápida evolução digital, criaram algumas “ilhas de exclusão”. Parte considerável da população possui dificuldades financeiras para o acesso, falta de celulares adequados ou bloqueios naturais em se adaptar a esse “mundo digital”. Temos hoje muitas pessoas, principalmente os mais idosos, sentindo-se privadas em registrar suas demandas ou acionar os serviços prestados pelo poder público. 

Nesse cenário, a Ouvidoria de Santo André desenvolveu um projeto, que se iniciará ainda neste semestre, para percorrer a quase totalidade das 71 feiras livres de cidade com objetivo de ampliar a divulgação do órgão e levar informações relevantes sobre como acionar os serviços oferecidos pela municipalidade, exercendo assim não apenas o papel de mediador de conflitos, mas os de cuidado e atenção com a nossa gente, fazendo valer o nosso lema: o cidadão em primeiro lugar.

Ronaldo Martim é ouvidor eleito da cidade de Santo André.

  -----

Palavra do leitor

Falta remédio

Mês passado houve demora no atendimento para retirada de medicamento de alto custo no Poupatempo de São Bernardo. Este mês o atendimento foi mais rápido. Só que o medicamento Alfaepoetina, que minha mãe toma, ainda está em falta, já há dois meses. Gostaria de um posicionamento da Secretaria de Saúde de São Bernardo mesmo sendo de fornecimento estadual.

Keiko Sakata
São Bernardo

Diarinho

Meus cumprimentos à jornalista Yasmin Assagra pela reportagem neste Diário ‘O Diarinho foi um dos primeiros jornais com historinhas da turma’, com a entrevista de Mauricio de Sousa, criador e desenhista da Turma da Mônica (Entrevista da Semana – Política, dia 14). O Diarinho completa 50 anos agora em 2022, e em quase todos os anos a Turma da Mônica esteve presente. Suas histórias são assinadas por Mauricio, que completou 86 anos publicando suas histórias em jornais e revistas de cerca de 100 países do mundo. Mas são mais conhecidas no Brasil e na Rússia. Ele já criou mais de 400 personagens para histórias em quadrinhos de jornais e revistas.

Hildebrando Pafundi
Santo André

Amar e ser amado

Amar e ser amado: é o inigualável laço de fraternidade que os distintos maçons do Rito Adonhiramita dispensam entre si. O Adonhiramita é rito deísta e teísta, nascido na França. Este escrevinhador, iniciado em 5 de maio de 1959, chegou ao maior grau da ordem em 1981. Dirigiu a Loja Fraternidade São Caetano por quatro anos. O maçom adonhiramita se equivale ao pelicano, que tira de suas entranhas o alimento para os seus rebentos. O maçom precisa ser ente reservado, não expondo suas atividades beneficentes. Assim, quem ama e quer ser amado, precisa proceder como maçom adonhiramita. Ninguém, neste mundo de Deus, é autossuficiente. Dependemos um do outro; somos, cada um de per si, continuação de nossos semelhantes. Ainda que possa vir a ter dificuldades, este irmão sonha em recobrar a administração da creche Oswaldo Cruz para evitar que a Prefeitura de São Caetano cancele a doação do terreno à maçonaria adonhiramita para a construção da creche. Infelizmente, ainda existem maçons que se fizeram irmãos para locupletarem-se.

Bilac de Almeida Bianco
São Caetano

Inflação

A agressão da Rússia à Ucrânia afeta a economia mundial. Na brasileira o reflexo é enorme. O valor dos combustíveis nos assusta, mas foi pequeno em relação aos aumentos nos adubos, sementes e defensivos agrícolas, que praticamente dobraram de preço. A inflação causada pela pandemia afetou todo o planeta. Agora Putin agrava a já periclitante situação.

Humberto Schuwartz Soares
Vila Velha (ES)

Tragédia moral

Desde 2003, nossos senadores escolheram, em sequência, os seguintes presidentes para representá-los e dirigi-los: José Sarney, Renan Calheiros (duas vezes), Garibaldi Alves Filho, José Sarney (mais duas vezes), Renan Calheiros (mais duas vezes), Eunício Oliveira, Davi Alcolumbre e Rodrigo Pacheco. Desculpem, senhores senadores, mas algo assim não acontece por acaso. Essa lista fornece o roteiro de tragédia moral. Estão aí as pegadas coletivas. Elas não abrem a trilha, proporcionam, isto sim, avenida para irmos até a necessária conclusão: nem os senhores senadores se levam a sério. Dia 9 último, o senador Rodrigo Pacheco, o omisso, tomou a iniciativa de criar comissão para propor nova lei de impeachment. Logo ele, que está sentado sobre todos os processos de impeachment entregues à casa, resolve exibir interesse por tão relevante tema! E adota providência cujo efeito natural é sustar todas as denúncias existentes, posto que o Senado produzirá nova lei para regulamentar a questão. Reina a paz nos cemitérios da democracia.

Percival Puggina
Santana do Livramento (RS)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;