Internacional Titulo
EUA entram em contato com agente secretos da Síria e Líbia
Das Agências
30/10/2001 | 11:44
Compartilhar notícia


EUA entram em contato com serviços de inteligência sírios e líbios Responsáveis da CIA (Agência Central de Inteligência norte-americana) se reuniram secretamente com colegas da Síria e da Líbia para obter ajuda na luta contra o suposto terrorista Osama Bin Laden e sua rede Al Qaeda, de acordo com informações do New York Times.

Um alto funcionário da direção das operações da CIA se reuniu com responsáveis da inteligência síria em Damasco no início deste mês, segundo fontes ouvidas pelo jornal. No entanto, não foram divulgados detalhes das conversas secretas.

Enquanto a Síria está na lista norte-americana dos países que apadrinham o terrorismo, sua antiga tradição de contatos com grupos islâmicos pode significar maior conhecimento das relações entre terroristas islâmicos na Europa e Oriente Médio, segundo responsáveis citados.

O encontro com os serviços sírios foi precedido por uma reunião em Londres entre responsáveis da CIA, do departamento de Estado e o chefe do serviço de inteligência da Líbia. Durante o encontro em Londres, a eventual cooperação de Trípoli aos esforços da luta contra o terrorismo foi abordada, segundo responsáveis.

Os Estados Unidos também entraram em contato com os funcionários do serviço de inteligência do Sudão, onde Bin Laden viveu de 1991 a 1996.

Segundo o New York Times, esta cooperação da CIA com Síria, Líbia e Sudão pode ser conseqüência da falta de pista do FBI (polícia federal) na investigação dos atentados de 11 de setembro em Nova York e Washington.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;