Nacional Titulo Seu bolso
Conta de luz segue com sobretaxa em março

Aneel diz que custos da produção de energia ainda estão elevados por causa da escassez hídrica

Da ABr
27/02/2022 | 08:52
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou na sexta-feira que as contas de luz dos brasileiros continuarão sendo sobretaxadas em março com R$ 14,20 a cada 100 kWh consumidos. O País segue em escassez hídrica. Consumidores enquadrados na Tarifa Social de Energia Elétrica terão bandeira verde. Com isso, não haverá acréscimo na conta de luz dos beneficiários.

Segundo o governo, esse valor extra foi necessário para cobrir oscustos de energia,que ficaram mais caros em decorrência do enfrentamento do período de escassez de recursos hídricos, em 2021, o pior em 91 anos. A bandeira Escassez Hídrica segue em vigor até abril.

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, acredita que a partir de abril a bandeira de Escassez Hídrica deixará de ser aplicada. "Acreditamos que não será necessária a partir de abril. (Ela)foi utilizada para pagar o custo adicional de geração de energia. Como nós não tínhamos água para gerar as nossas usinas hidrelétricas, tivemos que contratar energia no exterior, da Argentina, do Uruguai, e tivemos que usar nossas usinas termelétricas, que são mais caras, por conta do petróleo, do óleo, por conta do gás". 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;