Internacional Titulo
Presidente Volodymyr Zelensky pede cessar-fogo imediato na fronteira com Rússia
20/02/2022 | 13:47
Compartilhar notícia


O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, pediu neste domingo, em seu perfil no Twitter, a introdução imediata de um "regime de silêncio", ou cessar-fogo, no leste do país, onde separatistas ucranianos apoiados pela Rússia intensificaram ataques nos últimos dias a forças armadas ucranianas.

Citando a conversa que teve no sábado (19) com o presidente francês, Emmanuel Macron, Zelensky defendeu a "intensificação do processo de paz". "Apoiamos a convocação imediata do TCG e a introdução imediata de um regime de silêncio", afirmou Zelensky pela rede social. O TCG (Grupo Trilateral de Contato, na tradução da sigla em inglês) reúne representantes da Ucrânia, da Federação Russa e da Organização para Segurança e Cooperação na Europa (OSCE), criado como meio para facilitar uma solução diplomática para o conflito na região de Donbass, na Ucrânia.

Zelensky falou também que discutiu com Macron a necessidade e possíveis formas de uma redução "imediata" das tensões e uma solução "político-diplomática".

Neste domingo, Macron conversou por telefone com o presidente russo, Vladimir Putin, por 1 hora e 45 minutos, no sentido de redobrar esforços diplomáticos para evitar que a situação entre a Rússia e a Ucrânia se deteriore, segundo informação do Palácio do Eliseu.

Mas hoje também o ministro da defesa de Belarus, Viktor Khrenin, afirmou que o presidente belorusso Alexander Lukashenko e o russo Vladimir Putin decidiram "continuar testando as forças de resposta do Estado da União", referindo-se à aliança pela qual os dois países mantêm estreita cooperação. Os exercícios militares perto da fronteira norte da Ucrânia deveriam se encerrar neste domingo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;