Setecidades Titulo
S.Caetano vai tratar 100% do esgoto
Adriana Ferraz
Do Diário do Grande ABC
19/09/2006 | 22:16
Compartilhar notícia


São Caetano promete ser a primeira cidade da região a alcançar a meta de tratar 100% do esgoto coletado na cidade. O DAE (Departamento de Água e Esgoto) anunciou que concluirá as obras de construção de coletores e ligações de saneamento até meados de 2007, levando para a ETE ABC (Estação de Tratamento de Esgoto do ABC) todos os dejetos produzidos.

O município terá de construir três grandes coletores para alcançar a meta. Hoje, 40% do esgoto é tratado. O diretor Júlio Marcucci Sobrinho afirma que o processo de licitação está avançado. “Essa é uma de nossas prioridades. O cidadão de São Caetano já pode se orgulhar de ter todo seu esgoto coletado. Em breve, o terá também tratado”, garante.

As construções serão realizadas em regiões importantes e populosas da cidade. “Nosso projeto inclui os córregos Utinga e Moinho, além da área que cobre a avenida Guido Aliberti”, diz Sobrinho.

De acordo com a Sabesp, a situação de São Caetano não é parâmetro para a região. As demais cidades ainda têm muito a fazer nesse sentido. “O tratamento de resíduos não é uma prática barata. É preciso investimento municipal”, diz o superintendente da ETE ABC, Antônio César de Costa e Silva.

Para conseguir receber e tratar todos os dejetos da região, a Sabesp, além de finalizar seus projetos, precisa firmar acordos com cada prefeitura. A Saned (Concessionária de Saneamento de Diadema) afirma que mantém negociações avançadas com a companhia, mas não divulga prazos.

“Precisamos definir os investimentos que cada empresa deve fazer. Diadema não pode arcar com todos os gastos”, diz o diretor de operações, Jorge Massuyama.

De acordo com a concessionária, os investimentos atuais são direcionados para as obras de afastamento de esgotos na Represa Billings. São Bernardo também informa que investe em melhorias das condições ambientais da região, mas confirma que, até 2011 deve estar com toda a rede tratada.

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) programa atingir a meta um ano depois, em meados de 2012. Já a Ecosama (Empresa Concessionária de Saneamento de Mauá) afirmou, segunda-feira, que pretende alcançar a meta total já em 2008, apesar de não ter fechado acordo com a Sabesp para isso. As administrações de Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra não informaram prazos.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;