Internacional Titulo
Líbano exige retirada israelense de Chebaa
Do Diário do Grande ABC
12/05/2000 | 15:25
Compartilhar notícia


O Líbano exigiu nesta sexta-feira, em memorando enviado ao secretário geral da ONU Kofi Annan, que Israel se retire do sul do Líbano ocupado, aí compreendida a aldeia de Chebaa, senao a retirada seria ``incompleta'.

Em carta de cinco páginas distribuída à imprensa, o primeiro-ministro libanês Salim Hoss afirma ``que ele demontrou de modo irrefutável e sem equívoco que a localidade de Chebaa é libanesa'.

``Uma retirada israelense do local faz parte da aplicaçao da resoluçao 425 (do Conselho de Segurança da ONU)', lembra Hoss. Hoss anexa ao memorando dirigido a Annan sete documentos para apoiar a afirmaçao que as 14 granjas de Chebaa, na vertente ocidental do Mont Hermon, pertencem ao Líbano.

Segundo a carta à ONU, Israel commçou a ocupar em junho de 1967 as 14 fazendas de Chebaa concluindo em abril de 1989.

Os documentos anexados compreendem cópias dos cadastros das terras datados de 1954 e 1955, de títulos de propriedade datados de 1942, um mapa do traçado estabelecido pelo governo libanês em 1966 e um habite-se liberado em 1929 pelas autoridades libanesas a um proprietário de fazendas de Chebaa.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;