Internacional Titulo
Otan recebe provas dos EUA e anuncia ajuda em ataques
Do Diário OnLine
02/10/2001 | 16:04
Compartilhar notícia


A Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) recebeu nesta terça-feira dos Estados Unidos “provas irrefutáveis” de que o terrorista saudita Osma Bin Laden está ligado aos ataques do último dia 11 de setembro. Segundo o secretário-geral da organização, George Robertson, a aliança invoca agora a cláusula cinco de seu estatuto, firmando um acordo de defesa mútuo entre os 19 membros. A resolução prevê que qualquer ataque a um dos membros é considerado um ataque a todos os países da aliança.

Nesta terça, embaixadores dos 19 países membros da Otan ouviram o especialista americano Francis Taylor sobre os resultados das investigações sobre os atentados. "Os fatos são claros, isto confirma que o ataque veio do exterior", declarou Robertson. Ele afirmou que as provas confirmam que o terrorista Bin Laden e seu grupo, Al Qaeda, foram os responsáveis pelos ataques contra o Pentágono e o World Trade Center. No entanto, ele não deu outras informações por se tratar de uma “apresentação confidencial”.

Agora, para que a ajuda da ONU seja efetiva, é preciso um pedido formal de ajuda por parte de Washington. Francis Taylor disse que seu país ainda não solicitou à Otan uma colaboração específica para uma ação militar concreta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;