Política Titulo Demissão
Rio Grande perde o secretário de Saúde
Daniel Tossato
07/01/2022 | 05:03
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


Prefeitura de Rio Grande da Serra, liderada por Claudinho da Geladeira (PSDB), perdeu seu segundo secretário de Saúde em menos de um ano. Ex-titular da pasta, Tchello Pierro (DEM) pediu exoneração na manhã de ontem, em meio a aumento das infecções da Covid-19 em todo o mundo.

Na carta em que pediu exoneração, Pierro alegou que sua saída do comando da pasta já tinha sido acertado com o Executivo, e que decisões pessoais e profissionais pesaram para que deixasse o posto. Ainda conforme o ex-secretário, a pandemia da Codid-19 acabou adiando a decisão.

“Há cerca de nove meses, recebi do prefeito Claudinho da Geladeira o convite para ocupar o cargo de secretário de Saúde de Rio Grande da Serra. Depois de muitas ponderações aceitei o desafio e, consciente das inúmeras dificuldades que iria enfrentar, busquei formar uma equipe capaz, que pudesse partilhar comigo o caminho da empreitada, iniciada com a missão primordial de cuidar das pessoas em meio à pandemia da Covid”, declarou Tchello Pierro, em comunicado enviado ao Diário.

Fato é que a gestão de Claudinho da Geladeira está saindo de crítica instabilidade administrativa. Alvo de dois processos de impeachment, ele conseguiu brecar, na Justiça, o andamento das comissões processantes poucas horas antes dos relatórios que pediam sua cassação serem apreciados pelos vereadores, que mantinham maioria para depor o tucano naquele momento.

A crise já estava instalada no Legislativo, onde Claudinho encontrou ambiente hostil para aprovar a maioria dos projetos que o Executivo planejou. Também como reflexo dessa cizânia, tem o fato de que o governo nunca conseguiu manter liderança de governo na casa.

DE FORA

O Diário apurou que há possibilidade de a gestão de Claudinho da Geladeira importar mais um nome que atua na Prefeitura de São Bernardo, sob comando de Orlando Morando (PSDB), para comandar a Secretaria de Saúde. Caso se confirme, será o terceiro nome ligado a Morando a integrar o primeiro escalão em Rio Grande.

Afinal, a cidade já conta com o secretário de Governo, Admir Ferro, e a titular da pasta de Comunicação, Kati Dias, que estavam no governo de Morando antes de assumirem postos a convite de Claudinho da Geladeira.

Em movimento para tentar estancar a crise que corroía a governabilidade, o prefeito de Rio Grande aceitou intervenção direta de Morando, que costuma indicar nomes para postos estratégicos no município.

Por meio de nota, a administração de Rio Grande da Serra informou que novo nome para comandar a Saúde na cidade deverá ser indicado nos próximos dias.

SEGUNDA BAIXA

Tchello Pierro é o segundo secretário de Saúde a pedir exoneração em menos de um ano. Em março de 2021, Maria José Pereira Zago, a Zezé, pediu demissão da pasta após sofrer mal súbito em decorrência de hipertensão arterial. Ela ficou menos de três meses na função e abandonou o posto em meio ao recrudescimento da pandemia de Covid-19.  




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;