Política Titulo Intervenção
Com PPP, São Bernardo entrega acesso à Anchieta

Intervenção no km 19 da via recebeu aporte de R$ 1 milhão de empresa; prefeito Orlando Morando inaugurou obra

Daniel Tossato
Do Diário do Grande ABC
25/12/2021 | 09:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


A Prefeitura de São Bernardo, sob comando de Orlando Morando (PSDB), inaugurou novo acesso da Anchieta ao bairro Planalto e que envolve nova faixa de rolamento e de acostamento na altura do km 19 da rodovia. A intervenção também vai beneficiar moradores do Jardim Calux.

Ao todo, investimento aportado na obra foi de R$ 1 milhão e custeado por meio de PPP (Parceria Público Privada), sem depender de recursos da administração municipal. O novo acesso ocupa terreno de 1.550 metros quadrados e fica localizado às margens da Via Anchieta. O objetivo da obra é tentar acabar com problemas de tráfegp causados pela antiga ligação viária local.

O pedido de intervenção no trecho, que engloba também acessos aos bairros Assunção e Independência, é antigo e acabou travando devido à burocracia que impediu a liberação para as obras físicas. A intervenção contou com atuação da deputada estadual Carla Morando (PSDB), líder do PSDB na Assembleia e mulher de Orlando Morando, que acabou convocando diretores da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo), que faz o controle de investimentos nas vias do Estado de São Paulo.

“É com muita alegria que entregamos esse importante acesso, que vai melhorar a vida dos moradores e dos motoristas. Deixamos de ter acesso precário e perigoso para, agora, termos um digno e correto, com segurança. Além disso, não gastamos um centavo de dinheiro público nesta intervenção. Essa obra ocorreu em parceria direta. A Prefeitura deu todas as licenças, e a iniciativa privada doou o terreno para o município, já escriturado, inclusive, e executou a obra”, pontuou o prefeito Orlando Morando. “Quanto tempo se perde com burocracia neste País. Não estou inventando a roda. Quero somente que ela gire”, emendou o chefe do Executivo de São Bernardo.

Orlando realizou a entrega da obra na quinta-feira, ao lado do secretário de Transportes e Vias Públicas, Delson José Amador, que destacou a participação do Executivo e também das instituições estaduais para o destravamento, conclusão e entrega da obra. “Houve atuação muito forte para exigir autorização por parte dos órgãos estaduais, visando superar as fases burocráticas e, assim, facilitar a vida dos moradores. Ações como essa melhoram a qualidade de vida da população. Prefeito tem honrado com o compromisso”, avaliou Amador.

Agora, a gestão municipal irá articular, junto com os vereadores da base aliada, que o trecho seja batizado com o nome de Jair Alves Moreira, empresário e antigo morador do bairro Planalto. Para isso, deverá enviar à Câmara, no ano que vem, projeto que deverá ser analisado pelo Legislativo são-bernardense.

Além do novo viário, o projeto promoveu outras melhorias nesta região. Com abertura do acesso, moradores do entorno ganharam nova iluminação pública, além da instalação de muro lateral para proteção das casas. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;