Diarinho Titulo Tira-dúvidas
Por que o polvo tem três corações?

O molusco tem essa estrutura cardíaca para manter o sangue circulando em seus oito braços

Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC
12/12/2021 | 00:01
Compartilhar notícia
Divulgação


Eles são grandes, possuem oito braços, dois olhos e três corações. É isso mesmo. Diferentemente do ser humano e outros animais, as 300 espécies de polvos, que são moluscos marinhos, possuem os três órgãos dentro de um corpo. Essa ‘estranha’ estrutura cardíaca desse bicho é importante para manter o sangue circulando pelos seus oito braços. Desses três corações, dois recebem o sangue não oxigenado de todas as partes do corpo, mandando o líquido às brânquias, nas quais é oxigenado. Já o coração principal bombeia sangue através do corpo.

O polvo é um animal de corpo mole, que pertence à classe Cephalopoda (ou conhecidos como pés na cabeça). 

Além de tudo isso, seus ‘pés’ funcionam como os braços, já que eles são cobertos de ventosas, para se grudar em superfícies ou agarrar outros bichos ou coisas. 

Inclusive, a inteligência dos polvos e a capacidade que eles têm de adaptação os tornam um dos bichos mais fascinantes do planeta.

O polvo é carnívoro. Ele come peixes, crustáceos e invertebrados (aqueles que não possuem coluna vertebral) marinhos. Sem esqueleto, ele consegue se enfiar em quase qualquer lugar.

Mas, como existe essa grande cadeia alimentar até nas profundezas marinhas, os polvos também são presa de muitos animais, como dos golfinhos, moreias, tubarões e outros grandes peixes. Os polvos também são um alimento importante para as aves marinhas e para nós, os humanos. 

Quando ele percebe que está sendo perseguido, pode soltar uma tinta escura e fedida, que forma uma nuvem na água, para confundir seus predadores.

Esses animais com três corações crescem rápido e passam a viver perto do fundo do mar, especialmente em costões, recifes e ambientes muitos esconderijos. Apesar de tudo isso, eles vivem relativamente pouco, no máximo cinco anos. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;