Internacional Titulo
Eleições regionais são adiadas para 31 de outubro na Venezuela
Da AFP
02/09/2004 | 22:28
Compartilhar notícia


O CNE (Conselho Nacional Eleitoral) da Venezuela anunciou, nesta quinta-feira, que as eleições regionais foram adiadas de 26 de setembro para 31 de outubro, mas o partido governista discordou da decisão e vai apelar no Supremo Tribunal.

"As eleições para prefeitos e governadores serão realizadas em 31 de outubro", destacou o dirigente do CNE, Jorge Rodríguez, em entrevista à imprensa.

O partido MVR (Movimento V República), do presidente Hugo Chávez, não tardou em criticar a mudança da data, alegando que essa decisão viola "os direitos constitucionais" da nação, disse o deputado William Lara.

Segundo Lara, o MVR chegou a conversar com o CNE sobre o assunto e aceitou o adiamento para o dia 10 de outubro, não 31. Ele acusa o conselho de ter sido influenciado pela oposição que, segundo ele, sabe que perderá as eleições porque foi derrotada no referendo de 15 de agosto.

Até agora, nenhum porta-voz da oposição se pronunciou a respeito do adiamento das eleições regionais.

Os líderes da oposição estão divididos quanto a participar ou não das eleições, depois de terem denunciado a fraude em massa no referendo, apesar do reconhecimento da vitória de Chávez pelos observadores internacionais.

Rodríguez garantiu que o CNE não recebeu sequer um papel escrito a mão denunciando fatos concretos da suposta fraude. Segundo ele, o órgão abrirá a inscrição para novos eleitores, acrescentando que o conselho deve ainda discutir se adiará o prazo para a inscrição dos candidatos, que já foi encerrado, e ampliará os centros eleitorais do país de 12 mil atuais para 24 mil.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;