Internacional Titulo
Organização ambiental adverte que turismo ameaça bacia do Mediterrâneo
Das Agências
01/03/2001 | 11:14
Compartilhar notícia


A organização ambiental Fundo Mundial para a Natureza (WWF) advertiu, em Berlim, contra o crescente impacto do turismo em massa na bacia do Mediterrâneo, principal destino turístico mundial.

Os países do Mediterrâneo recebem anualmente 220 milhões de turistas e, em 20 anos, esta cifra aumentará para 350 milhões, segundo estimativas do WWF divulgadas antes da abertura da Bolsa de Turismo de Berlim, a maior feira especializada do mundo.

'A indústria do turismo terá que reduzir seu impacto sobre a natureza se quisermos salvar a herança singular do Mediterrâneo', afirmou Peter DeBrine, responsável do programa de turismo do escritório mediterrâneo do WWF.

'Destruindo o valioso meio ambiente, a indústria do turismo será a grande perdedora. Neste ritmo, as conseqüências serão devastadoras e irreversíveis', acrescentou o especialista. O aumento do turismo poderia levar a um desenvolvimento descontrolado de toda a bacia, degradando as riquezas natural e cultural singulares da região, segundo um estudo do WWF.

Países como França, Itália e Espanha verão um aumento contínuo do turismo em seus países, enquanto Marrocos, Tunísia, Grécia, Turquia e Croácia registrarão o surgimento de um novo desenvolvimento turístico massivo.

O turismo é um dos principais agentes de degradação costeira e marinha do Mediterrâneo. Em massa, ele causa transformações enormes, como a erosão do solo, a crescente descarga de poluentes no mar, a perda do habitat natural para muitas espécies ameaçadas de extinção e o aumento dos incêndios florestais.

O Fundo exortou profissionais de turismo e autoridades locais a se comprometer em favor de um desenvolvimento turístico responsável na bacia do Mediterrâneo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;