Fechar
Publicidade

Sábado, 22 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Diocese homenageia o padroeiro Santo André

Celso Luiz/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Bispo dom Pedro Cipollini celebra missa na Igreja Matriz com presença de 300 pessoas


Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC

01/12/2021 | 00:11


A Diocese de Santo André, responsável por todas as igrejas do Grande ABC, realizou ontem celebração especial em comemoração à Festa do Padroeiro Santo André Apóstolo, na Igreja Matriz, na Vila Assunção, no município andreense. A missa, que foi aberta ao público, foi presidida pelo bispo diocesano dom Pedro Carlos Cipollini e contou com as presenças de padres, diáconos, seminaristas, integrantes de pastorais, movimentos, associações e leigos das sete cidades do Grande ABC.Cerca de 300 pessoas participaram da solenidade.

Durante a missa, dom Pedro enfatizou que a Diocese de Santo André é inspirada pelo carisma acolhedor e missionário do apóstolo escolhido por Jesus Cristo. “Nossa Igreja é apostólica e carrega a herança dos apóstolos. Nossa Diocese foi criada há 67 anos (em 22 de julho de 1954) e até hoje tem cumprido a missão da acolhida, com a realização do primeiro Sínodo Diocesano (2016-2017) e a vigência do oitavo Plano Diocesano de Pastoral (2018-2022)”, sintetiza o bispo, ao falar da importância do clero, dos leigos, dos conselhos e pastorais na diocese.

Apesar de dar nome ao município, santo André só se tornou oficialmente padroeiro da cidade em 2019, por meio da lei municipal 10.243, de 22 de novembro. A festa do padroeiro da Diocese de Santo André, e agora do município, é celebrada sempre no dia 30 de novembro e também integra o calendário oficial de eventos da cidade. Por outro lado, o aniversário de fundação do município é comemorado no primeiro semestre, no dia 8 de abril. Durante a celebração de ontem, dom Pedro convocou um tríduo anual pelos próximos três anos (2022-2024), em preparação aos 70 anos da Diocese de Santo André, evento que será celebrado em 2024.   

Além de celebrar o padroeiro da cidade, a missa teve três momentos importantes para a Diocese: o juramento de fidelidade do padre Joel Nery, nomeado vigário geral da Diocese de Santo André; do novo coordenador diocesano de Pastoral, padre Gonise Portugal da Rocha, escolhido pelo bispo após consulta ao clero e leigos durante os dois últimos meses; e dos integrantes nomeados pelo bispo para o Caed (Conselho de Assuntos Econômicos Diocesano), formado por padres e leigos, que assumiram suas funções ontem mesmo. 

Antes do fim da missa, os padres Ademir Santos de Oliveira e Joel Nery demonstraram gratidão a toda a Igreja diocesana pelos seis anos nas funções de vigário geral e de coordenador diocesano de Pastoral, respectivamente. Padre Gonise também agradeceu a confiança de todos ao assumir a nova função como vigário episcopal para a Pastoral. 

No encerramento da solenidade, todos rezaram a Oração de Santo André Apóstolo.  



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;