Fechar
Publicidade

Quarta-Feira, 19 de Janeiro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

setecidades@dgabc.com.br | 4435-8319

Dois municípios da região iniciam a aplicação do reforço da Janssen


Thainá Lana
Do Diário do Grande ABC

30/11/2021 | 00:01


As pessoas imunizadas contra a Covid com a dose única da Janssen em Diadema ou Ribeirão Pires já podem receber a dose de reforço. Ontem, os dois municípios começaram a aplicar o imunizante conforme os critérios estabelecidos no PEI (Programa Estadual de Imunização), que determina que o imunizante pode ser ministrado com intervalo de dois meses (61 dias). Para imunossuprimidos com 18 anos ou mais, é necessário intervalo de pelo menos 28 dias.

Outras quatro cidades do Grande ABC (Santo André, São Bernardo, São Caetano e Rio Grande da Serra) ainda estão aguardando o envio de doses por parte da Secretaria de Estado da Saúde para poder começar a aplicação – a Prefeitura de Mauá não respondeu à demanda do Diário. Segundo o governo estadual, ontem foi solicitado ao PNI (Programa Nacional de Imunização), do Ministério da Saúde, mais de 1,1 milhão de doses da Janssen para que ocorra a distribuição aos municípios.

Na ausência do imunizante da Janssen, a vacina da Pfizer poderá ser utilizada como substituta para a dose de reforço, conforme previsto nas notas técnicas do Ministério da Saúde e do PEI, publicadas respectivamente nos dias 25 e 28 de novembro. O governo estadual adotou as diretrizes informadas nas notas porque faltam imunizantes da Janssen em todas as regiões do Estado. 

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas que tomaram a vacina da Janssen, de dose única na primeira etapa da campanha, poderá receber a dose adicional do mesmo imunizante com intervalo a partir de dois meses. 

Em Ribeirão Pires o critério estabelecido pela pasta federal e pelo PEI não está sendo priorizado, já que, segundo a Prefeitura, a cidade está aplicando como dose de reforço “o imunizante que estiver disponível na unidade de saúde”. Já Diadema oferece tanto o imunizante da Janssen como o da Pfizer para quem for tomar a dose de reforço.



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;