Nacional Titulo
Chacinas deixam seis mortos em SP
Do Diário do Grande ABC
24/10/1999 | 22:33
Compartilhar notícia


Seis pessoas foram mortas em duas chacinas neste domingo na Grande Sao Paulo. O primeiro caso ocorreu em Itaquaquecetuba, na regiao metropolitana, e deixou três mortos e um ferido. Na segunda matança, três pessoas foram mortas na Rua Passagem Salvador, próximo do conjunto habitacional Pró-Morar, no Jardim Elisa Maria, regiao da Vila Brasilândia, zona norte da capital.

Com esses dois crimes, sobe para 65 o número de chacinas registradas pela polícia na Grande Sao Paulo este ano. Desde 1º de janeiro, 223 pessoas foram assassinadas nas 65 chacinas - durante 1998, houve 89 matanças na Grande Sao Paulo, com 308 mortos.

O primeiro dos casos ocorreu por volta da 1h na Avenida do Registro, no Jardim Tropical, em Itaquaquecetuba. A polícia nao tinha pistas dos criminosos até o final da tarde, mas desconfia que o crime esteja ligado ao tráfico de drogas porque acharam pequena quantidade de tóxico no local.

De acordo com policiais militares, a central de rádio do 17º Batalhao recebeu por telefone a informaçao sobre a chacina minutos após o crime. Os PMs foram ao local e encontraram mortos na rua Lindomar Vieira da Silva, 16 anos, e Dirceu Natal de Oliveira, 35.

Pouco depois, souberam que moradores do bairro haviam levado o ajudante-geral Márcio Moreira Pinto, 23 anos, e o motorista Messias Dias, 22, ao pronto-socorro da cidade. Dias chegou morto ao PS.

Pinto encontrava-se internado em estado grave neste domingo. Ainda segundo os policiais, Silva e Oliveira foram atingidos na cabeça.

Os PMs nao encontraram nenhuma testemunha que se dispusesse a contar como foi o crime ou como os assassinos fugiram após os disparos. Dias, o único sobrevivente, está protegido por escolta policial no hospital.

A chacina está sendo investigada pela Delegacia de Polícia de Itaquaquecetuba e pelo Setor de Homicídios da Delegacia Seccional de Mogi das Cruzes (SP). O local do crime foi examinado por peritos e pelo delegado de plantao, Alvaro Endo. Eles acharam pequena quantidade de entorpecente próximo dos corpos das vítimas, mas nao disseram de qual tipo de droga se tratava.

O crime, segundo a polícia, ocorreu em frente da casa de Pinto. Além de uma possível ligaçao com tráfico, há a hipótese de vingança.

No Jardim Elisa Maria, três homens foram assassinados à luz do dia. Moradores, que nao se identificaram, contaram ter ouvido vários disparos por volta das 10h. De acordo com a polícia, porém, os crimes ocorreram por volta das 12h40.

Francisco Carvalho de Meneses, 35 anos, foi morto com tiros na cabeça e na perna. As outras duas vítimas seriam Lenildo da Silva, 23 anos, atingido no tórax, e Odair Pereira Santos, que levou vários tiros - cerca de 15. A identificaçao, entretanto, nao foi confirmada pela polícia.

Nao há pistas dos autores do crime. A polícia nao descarta a hipótese de drogas terem sido o motivo da chacina.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;