Economia Titulo
Bancários aprovam greve de 24 horas no Grande ABC
Frederico Rebello Nehme
Do Diário do Grande ABC
28/09/2005 | 08:30
Compartilhar notícia


Os bancários fazem nesta quarta-feira uma greve de 24 horas que atingirá todas as cidades do Grande ABC, segundo o sindicato da categoria na região (filiado à CUT). Nesta terça-feira, em assembléia, cerca de 400 trabalhadores endossaram a proposta de paralisação da CNB-CUT (Confederação Nacional dos Bancários).

A parada desta quarta, que terá alcance nacional, é considerada uma "greve de alerta", de acordo com os bancários, que querem pressionar a Fenaban (Federação Nacional dos Bancos) na negociação salarial.

Os bancos oferecem 4% de aumento mais um abono único de R$ 1.000, enquanto os trabalhadores querem 11,77% de aumento (5,69% de inflação mais 5,77% de aumento real). A data-base da categoria é setembro.

"A categoria entendeu que a proposta da Fenaban é uma provocação. Esperamos uma adesão expressiva dos bancários, que estão mobilizados o suficiente para realizar um grande ato", afirmou Vagner de Castro, presidente do Sindicato dos Bancários do ABC.

Segundo o sindicalista, a paralisação tem o objetivo de "reabrir" o processo de negociação. "Até agora, a Fenaban ou ficou calada ou ofereceu uma proposta muito abaixo do esperado. Queremos negociar propostas razoáveis. Se os bancos não quiserem negociar, estamos preparados para a greve geral." A CNB-CUT já indica o dia 6 de outubro como a data do início de uma possível greve por tempo indeterminado se as negociações da categoria não avançarem até então.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;