Cultura & Lazer Titulo
Dínamo
Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
14/09/2006 | 21:10
Compartilhar notícia


Esta será a única e última oportunidade para ver nos palcos paulistanos o esporte sob a perspectiva de Deborah Colker. A coreógrafa carioca estréia nesta sexta-feira Dínamo, balé construído a partir de duas outras criações suas – Velox (1995) e Maracanã – e que fica em cartaz até 1º de outubro no Teatro Sérgio Cardoso. Depois dessa turnê Deborah abandonará em definitivo a temática para se voltar a questões mais subjetivas e filosóficas, como ocorreu com o recente Nó, sobre desejos.

Velox foi a coreografia que colocou a companhia de Deborah Colker no centro do mapa da dança no Brasil e que a projetou no exterior. Maracanã foi criada a pedido da Fifa para ser levada à Alemanha, aproveitando a Copa do Mundo naquele país. Velox é o segundo ato de Dínamo.

Só que a parte correspondente à Maracanã está bem diferente da temporada européia. “Mudou tudo. Naquele havia travas, 70 bolas, a trilha era diferente e a duração, maior”, explica Deborah.

A concentração, as táticas, estratégias e dribles foram inspirações para o balé. “Todo o vocabulário usado em campo está no palco. As embaixadas, os dribles...”, diz. Até o futebol que se transporta de amplos espaços para as mesas de jogo ganhou corpo no espetáculo. “Nesse momento, toca um samba e os bailarinos fazem gestos mecânicos, como se fossem bonequinhos. Aí viram ‘totó’ (pebolim, para paulistas)”.

O primeiro ato de Dínamo desafia a gravidade tanto quanto Velox, que à época da estréia assombrou o público ao exibir bailarinos em gestos sincronizados e arriscados em uma parede semelhante à de escalada indoor.

Agora, porém, bailarinos dançam pendurados por cabos de aço, numa movimentação cheia de surpresas. “Dínamo desafia os limites”, afirma Deborah. Chão e parede parecem funcionar como uma coisa só. E é sobre a parede que aparece em vermelho os traços de um meio de campo, propositadamente deslocado do centro, no cenário assinado por Gringo Cardia. Há bolas coloridas em cena e bolas humanas formadas pelos próprios bailarinos.

Golaço – Mesmo Velox chega um pouco diferente ao público. “Velox tem uma força incrível, diferente desta do futebol, que é mais madura. Mas Velox é um golaço!”. O espetáculo foi gravado no Rio e deve virar DVD. “Encerrei dentro de mim o tema esporte. Agora estou precisando falar de outras coisas”.

Dínamo – Dança. Com a Cia. Deborah Colker. Estréia nesta sexta-feira, às 21h. No Teatro Sérgio Cardoso – r. Rui Barbosa, 153, São Paulo. Tel.: 3288-0136. De quarta-feira a sábado, às 21h; domingos, às 18h. Ingr.: R$ 60 e R$ 30 (meia entrada). Até 1º de outubro.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;