Nacional Titulo
Funcionários do Hospital Sao Paulo paralisam por falta de pagamento
Do Diário do Grande ABC
12/01/1999 | 11:07
Compartilhar notícia


Revoltados com o atraso no pagamento do salário de dezembro e da segunda parcela do 13.º salário, funcionários do Hospital Sao Paulo paralisaram suas atividades à zero hora de hoje. A greve obrigou a direçao do hospital a suspender 13 cirurgias marcadas com antecedência. De acordo com o diretor- superintendente do hospital, José Roberto Ferraro, a medida foi adotada por segurança. ``Precisávamos garantir condiçoes para cirurgias de urgência', disse.

Além de funcionários, empregados da Empresa de Limpeza Uniao, responsável pela trabalho de higienizaçao do hospital, também fizeram greve. Eles interromperam as atividades na segunda-feira e somente retornaram hoje à tarde, depois de o hospital fazer o pagamento da empresa, também atrasado. ``Para evitar um surto de infecçao hospitalar, enfermeiras e suas auxiliares fizeram limpeza das áreas mais críticas durante a paralisaçao', relatou a presidente do Sindicato dos Trabalhadores Técnico-Administrativos da Universidade Federal de Sao Paulo, Nilza Doja.

Apenas funcionários contratados do hospital participaram da paralisaçao. Até o fim da tarde, Ferraro nao tinha um balanço da greve. Segundo Nilza, cerca mil pessoas deixaram de trabalhar. A interrupçao, porém, afetou apenas a realizaçao de cirurgias. O atendimento ambulatorial funcionou normalmente.

O salário que deveria ter sido pago no 5.º dia útil do mês atrasou, segundo Ferraro, por razoes burocráticas. ``Houve uma mudança na forma de pagamento e um erro no sistema de identificaçao', explicou. O dinheiro, porém, hoje mesmo ficou disponível para funcionários. O pagamento do 13.º salário, contudo, vai depender da aprovaçao de um empréstimo. ``Nossa previsao é a de que até o dia 15 o dinheiro seja liberado'. Funcionários reúnem-se amanha pela manha para decidir se continuam ou nao com o movimento.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;