Nacional Titulo
Novo tratamento revolucionário para doença ocular
Do Diário do Grande ABC
22/06/1999 | 16:39
Compartilhar notícia


Um novo tratamento revolucionário permite tratar com eficácia da uveíte, uma doença ocular que pode levar à cegueira, indica um estudo que apareceu nesta terça-feira na revista Proceedings of the National Academy of Sciences.

A nova fórmula, segundo os autores do estudo, precisa de apenas uma injeçao mensal intravenosa e substitui as medicaçoes pesadas tomadas diariamente e que podem ter graves efeitos secundários.

A uveíte, que afeta os corpos pigmentados do olho como a íris, produz uma baixa de visao, dores oculares e um vermelhaço do olho, e pode se transformar em glaucoma.

Pesquisadores dos Institutos Nacionais da Saúde (NIH) conseguiram controlar a uveíte ao injetar um anticorpo particular (humanized anti-Tac monoclonal) em dez doentes, dos quais nove registraram uma baixa dos efeitos secundários, a ausência de recorrência da doença e nenhuma perda de visao.

``Nem bem os pacientes interromperam seu tratamento clássico e receberam o novo, vimos que melhoravam algumas funçoes físicas que sao afetadas pelas medicaçoes' geralmente prescritas, assinalou o autor principal do estudo, professor Robert Nussenblatt, do Instituto Nacional de Oftalmologia (NEI).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;