Internacional Titulo
Venda de ações no passado põe Bush na berlinda
Das Agências
04/07/2002 | 15:44
Compartilhar notícia


Um caso de venda de ações pelo presidente George W. Bush volta à tona 12 anos mais tarde, num momento em que ele se prepara para pronunciar, na próxima terça-feira, um discurso sobre a responsabilidade do mundo dos negócios, abalado por uma série de escândalos, como os da Enron, Worldcom e Vivendi.

O caso reapareceu nos últimos dias na imprensa americana, com a oposição democrata destacando o paradoxo entre os propósitos moralizadores do presidente e sua própria ética.

Em junho de 1990, quando participava da direção da empresa Harken Energy Corporation, com sede no Texas, Bush vendeu ações da firma por um valor de 848.560 dólares, oito horas antes do fechamento do trimestre, período durante o qual a empresa sofreu, como anunciaria dois meses mais tarde, perdas de 23 milhões de dólares.

Com o anúncio desses resultados, os papéis desabaram para a metade do valor, segundo documentos da Comissão americana de Operações em Bolsa (SEC), publicadas na Internet por um grupo de estudiosos políticos em Washington.

A SEC chegou a abrir investigação informal sobre o caso em 1991.

A Casa Branca anunciou nesta quarta-feira que Bush não era responsável pelo atraso da declaração da venda de suas ações e culpou pelo caso os advogados da empresa Harken.

"O presidente completou, como era sua obrigação, o formulário 144s, que notificava sua intenção de vender ações, houve uma confusão envolvendo os advogados da Harken", que omitiram a transmissão da declaração de venda, declarou o porta-voz da Casa Branca, Ari Fleischer.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;