Internacional Titulo
Uzbequistão se prepara para reeleger Islam Karimov
Da AFP
22/12/2007 | 11:46
Compartilhar notícia


Uzbequistão se prepara para reeleger, domingo, o autoritário presidente Islam Karimov, que controla há 18 anos com mão-de-ferro esta ex-república soviética da Ásia Central, onde a oposição foi completamente eliminada.

Três outros candidatos, entre eles uma mulher, estão na disputa, mas todos apóiam abertamente o regime. Os partidos de oposição são proibidos, e os opositores foram presos ou forçados ao exílio.

A OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa) decidiu enviar apenas uma missão de observação eleitoral limitada, já que "não existe nenhuma competição" política.

Tachkent, que mantém relações execráveis com o Ocidente desde a repressão sangrenta de uma manifestação em Andijan (leste) em maio de 2005, garantiu, no entanto, uma eleição democrática.

"A eleição, em 23 de dezembro, do presidente da República do Uzbequistão será livre, democrática e conforme aos critérios internacionais, e representará a vontade dos cidadãos", afirmou sexta-feira o presidente da Comissão Eleitoral, Mirzo-Ulugbek Abdussalamov.

Cerca de 16 milhões de eleitores estão convocados às urnas das 6h (23h deste sábado, hora de Brasília) às 20h locais (13h de domingo, hora de Brasília) para a terceira eleição presidencial desde a independência uzbeque, em 1991. Karimov venceu as duas eleições precedentes, com 86% e 91% dos votos. Ele deve ser reeleito para um mandato de sete anos.

Em fato raro num país onde qualquer forma de contestação é duramente reprimida, um pequeno grupo de defensores dos direitos humanos se manifestou quinta e sexta-feira diante da sede do Ministério Público para denunciar a candidatura de Karimov, considerada anticonstitucional. "É uma usurpação pura e simples do poder!", insurgiu-se Elena Urlayeva, da Aliança pelos Direitos Humanos.

De fato, a Constituição uzbeque proíbe que um presidente exerça mais de dois mandatos consecutivos. Karimov foi eleito em 1991, e reeleito em 2000. Entretanto, esta limitação de mandatos só foi aprovada em 2002. Os resultados da eleição serão aunciados segunda-feira às 11H00 de Brasília.

Com 27 milhões de habitantes, o Uzbequistão é o país mais povoado da Ásia Central. Os outros países desta região são Tadjiquistão, Cazaquistão, Turcomenistão e Quirguistão.

Apesar das importantes reservas de hidrocarbonetos e recursos minerais, a economia uzbeque, totalmente controlada pelo Estado, está estagnada. Entre dois e cinco milhões de uzbeques abandonaram seu país para trabalhar no exterior e garantir assim a sobrevivência de suas famílias.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;