Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 9 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

economia@dgabc.com.br | 4435-8057

FMI pede a G-20 ação decidida para superar pandemia e buscar economia sustentável



27/10/2021 | 12:25


A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, defende que líderes adotem "ação decidida" para acabar com a pandemia da covid-19 e "criar espaço para uma economia mais sustentável e inclusiva". Segundo ela, as fundações para a recuperação "seguem fortes", diante do esforço combinado da vacinação e de medidas "extraordinárias, sincronizadas" lideradas pelo G-20.

A análise de Georgieva é publicada nesta quarta-feira, 27, no blog do FMI, por ocasião do encontro de cúpula do G-20 neste fim de semana em Roma.

A diretora-gerente lembra que o FMI reduziu recentemente sua projeção para o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) global, a 5,9%. "A perspectiva é incerta, e os riscos de baixa dominam", nota. E menciona que a divergência entre ricos e pobres segue persistente, com nações em desenvolvimento muitas vezes em quadro "desesperador" de falta de imunizantes contra a covid-19.

Georgieva diz que o FMI defende medidas decididas dentro das próprias economias. Ela argumenta que a política monetária deve apoiar o quadro para além de fatores temporários que geram inflação, mas também que os bancos centrais devem estar prontos para agir caso as expectativas para os preços apresentem riscos. Políticas monetárias e fiscais bem calibradas podem gerar espaço para gastos com saúde e os mais vulneráveis, comenta.

Segundo ela, um pacote de medidas de curto e médio prazo poderia impulsionar o PIB real agregado do G-20 em US$ 4,9 trilhões até 2026.

O FMI recomenda que o G-20 destine cerca de US$ 20 trilhões a mais para enfrentar a covid-19, com foco nos países mais pobres e que conseguiram avançar menos na vacinação. Também pede que os mais ricos ajudem as nações mais pobres a equilibrar sua situação financeira, e pede que exista um compromisso com um "pacote abrangente para atingir emissão de carbono zero até meados do século".



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;