Nacional Titulo
Guedes: Como pode o país que menos polui ser o mais agredido internacionalmente?
25/10/2021 | 18:06
Compartilhar notícia


O ministro da Economia, Paulo Guedes, voltou a reclamar nesta segunda-feira, 25, das críticas no exterior à política ambiental brasileira. O ministro repetiu que o Brasil tem o estoque de recursos naturais mais preservado do mundo. Mais uma vez, ele creditou as críticas ao Brasil a interesses políticos, e interesses comerciais protecionistas.

"Somos uma potência verde e agora vamos levar para fora o Programa de Crescimento Verde. Não é possível que o Brasil seja tratado como o vilão da poluição internacional. Quando pegamos os fluxos de poluição, o Brasil tem 1,7%, a Europa tem 15%, os Estados Unidos têm 15% e a China tem 30%. Como pode o país que menos polui ser o mais agredido internacionalmente", protestou, em cerimônia de lançamento do Plano Nacional de Crescimento Verde (PNCV), no Palácio do Planalto.

Segundo o ministro, as iniciativas do PNCV irão levar o mercado de capitais para o campo. "Todas as propriedades rurais vão ser reavaliadas, vão ter cotas e vão poder receber aportes. O pequeno capital vai estar protegido e integrado ao mercado financeiro", avaliou.

Guedes destacou a criação do Comitê Interministerial sobre Mudança do Clima e Crescimento Verde (CIMV) para integrar diversas pastas do governo e os bancos públicos nas iniciativas do PNCV. "O Brasil já é uma potência verde, já pratica governança verde. O Brasil protege biodiversidade", completou.

O chefe da Economia disse ainda que diversos ministros estrangeiros prometem apoio e reconhecimento ao Brasil na fila de acesso à OCDE. "O secretário do Tesouro americano nos agradeceu o acordo internacional de tributação e disse que apoia o Brasil na entrada à OCDE. Os secretários de Finanças do mundo pedem apoio ao Brasil em discussões sobre tributação internacional. Então acho que também devemos assumir protagonismo na economia verde", acrescentou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;