Nacional Titulo
Indio protesta em Recife contra comemoraçao dos 500 anos
Do Diário do Grande ABC
13/03/2000 | 17:56
Compartilhar notícia


O índio Tiuré Potiguar iniciou um protesto contra o extermínio de milhoes de indígenas praticado pelos invasores portugueses, na época da conquista do país e nos anos subseqüentes. "Nao existe nenhum motivo para estas comemoraçoes, pois os invasores só fizeram matar nosso povo e explorar nossas riquezas naturais", afirmou. Tiuré prometeu passar 500 horas em uma pequena jangada improvisada no Rio Capibaribe, no centro da cidade.

O protesto começou no final de semana e será concluído no dia 22, quando ele fará várias manifestaçoes com o objetivo de chamar a atençao da populaçao. "Quando aconteceu a invasao em 1500, existiam aqui mais de 4 milhoes de índios em várias tribos. Agora, só restam 135 mil", afirmou, criticando a postura dos governos brasileiros. Para ele, a Justiça no Brasil nao vem tomando as providências necessárias para impedir a continuaçao das agressoes contra as minorias.

Tiuré mora, atualmente, no Canadá, onde conseguiu asilo político depois de ter sido torturado pela polícia. Ele está com um projeto para rodar um longa metragem, "Krua" (fecha em tupi-guarani), com recursos de R$ 2 milhoes de entidades canadenses. O filme deverá ter locaçoes no país anglo-saxao e no Brasil (Amazonas e Paraíba) e contará a fuga do próprio Tiuré. "Será uma mistura de realidade e ficçao", explicou o indígena.

O futuro cineasta tem recebido várias manifestaçoes de apoio e prometeu nao deixar a pequena embarcaçao antes do prazo determinado. Ele permanece no meio do rio e só vem até a margem para receber água e comida das pessoas que o estao apoiando. "Eu vou resistir", garantiu.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;