Fechar
Publicidade

Quinta-Feira, 9 de Dezembro

|

Max º Min º
Clima da Região Trânsito Assine Clube do Assinante Diário Virtual Login

diarinho@dgabc.com.br | 4435-8396

Como surgiu o macarrão

Denis Maciel/DGABC Diário do Grande ABC - Notícias e informações do Grande ABC: Santo André, São Bernardo, São Caetano, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra

Existem várias teorias sobre o ‘nascimento’ deste alimento, que é apreciado de várias formas no mundo todo


Yasmin Assagra
Do Diário do Grande ABC

24/10/2021 | 09:49


O macarrão é um dos alimentos mais populares do mundo, já que é consumido em quase todos os lugares e tem preços acessíveis à maioria das pessoas. Esse alimento é servido de maneiras diferentes em vários países.


A origem do macarrão é incerta. A única certeza é que essa massa tão famosa vem da antiguidade. Há registros de que a massa, feita com farinha, água e ovos e legumes era comida pelos povos da Assíria e da Babilônia, em 2.500 antes de Cristo,


Outra referência é que surgiu no lá no século 5 antes de Cristo, com o nome de itriyah, era preparado pelos antigos hebreus e consistia em espécie de massa chata usada em cerimônias religiosas.


O alimento teria chegado chegado ao Ocidente, no século 13, trazido por Marco Polo, quando o mercador veneziano retornou da viagem que fez a China.


Porém, existe um registro feito 16 anos antes da volta de Marco Polo de que um soldado de Gênova deixou entre seus bens uma cesta de massas. A palavra macaronis, usada no inventário, seria derivada do verbo maccari, originária de um antigo dialeto da Sicília, que significa achatar e que, por sua vez, vem do grego makar, que pode ser traduzido como sagrado.


A versão mais aceita pelos historiadores diz que os árabes levaram a massa à Sicilia no século 9, quando conquistaram a ilha, considerada a maior da Itália.


Mas foram os italianos os responsáveis por difundir a comida pelo planeta. Eles inventaram mais de 500 variedades de tipos e formatos.


Foram os italianos que trouxeram a massa para o Brasil, a partir de 1870, quando iniciou-se a imigração. Na mesa dos brasileiros, existem diversas opções de macarrão, como o spaguetti, que faz parte da famosa cena da animação da A Dama e o Vagabundo, da Disney. caneloni, talharim ou penne, que são os mais conhecidos. O macarrão é feito à base de farinha de trigo, mas ainda existe o integral, feito com grão de bico ou de arroz.


Assim como outros alimentos, os benefícios do macarrão são inúmeros. Essa massa é uma fonte de energia, ou seja, contém carboidratos, substâncias que fornecem a maior parte da energia necessária para manutenção das atividades das pessoas e, principalmente, prover o cérebro de energia.


Mas, é importante lembrar que, como importante fonte de enegia, o macarrão não é indicado para aquelas pessoas que estão com a gordura corporal aumentada e por isso, não devem consumir em excesso. 



Quer receber em primeira mão as notícias das sete cidades do Grande ABC?

Entre no nosso grupo de WhatsApp. 
Clique aqui.
 

Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


Copyright © 1995-2017 - Todos direitos reservados

;