Internacional Titulo
Milosevic remove comandante do exército para Montenegro
Do Diário do Grande ABC
01/04/1999 | 16:17
Compartilhar notícia


O presidente Slobodan Milosevic ordenou nesta quinta-feira a remoçao do comandante do exército para a república de Montenegro, general Radosav Martinovic, como início de sua campanha contra este governo pró-ocidental.

Em seu lugar, informou a agência de notícias Tanjug, o general Milorad Obradovic, mais ligado a Milosevic, foi designado nesta quarta comandante do Segundo Exército, com sede nessa pequena república.

Martinovic nao tinha cumprido as ordens de Milosevic de nao responder ao governo montenegrino pró-ocidental durante os bombardeios da Otan contra a Iugoslávia, segundo fontes do governo local. Nao foi possível confirmar essa versao independentemente.

Milosevic também designou vários novos comandantes militares de alta patente, disse a agência Tanjug, aparentemente para fortalecer sua defesa ante os ataques da Otan, assim como sua posiçao contra qualquer possível golpe militar.

Apesar do apoio americano a essa pequena república, os caças da Otan bombardearam instalaçoes militares iugoslavas ali, açoes que desestabilizaram o presidente montenegrino Milo Djukanovic em sua oposiçao às políticas de Milosevic.

Terça-feira, a secretária de Estado americana Madeleine Albright conversou pelo telefone com Djukanovic, manifestando-lhe sua preocupaçao por uma possível tentativa de Belgrado de derrubar seu governo. A polícia de Montenegro, leal a Djukanovic, disse que se oporá a qualquer açao do exército iugoslavo contra seu governo.

A pequena república se negara a pôr em vigor o estado de guerra imposto pelo governo iugoslavo em 24 de março, quando a Otan iniciou seus ataques.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;