Internacional Titulo
Implantes mamários nao provocam doenças crônicas
Do Diário do Grande ABC
21/06/1999 | 15:43
Compartilhar notícia


As mulheres com implantes mamários de silicone nao correm mais riscos que as outras de contrair câncer, doenças imunológicas ou problemas neurológicos, segundo um informe do Instituto norte-americano de Medicina publicado nesta segunda-feira, em Washington.

No entanto, estes implantes implicam regularmente complicaçoes que necessitam cirurgia ou outras intervençoes, acrescentam os autores da pesquisa, que revisaam todos os estudos cientistas importantes sobre o tema.

Segundo eles, os problemas mais sérios apresentados pelos implantes de silicone ocorrem quando os tecidos que os envolvem se contraem, quando se rompe o implante ou quando se declara uma infecçao. As mulheres podem sentir entao uma grande dor e incômodo, e muitas precisam ser operadas novamente.

``Apesar dos estudos nao indicarem que exista um risco de enfermidade que ameace a vida por causa dos implantes de silicone, está claro que podem causar sérios problemas', destaca o principal autor do informe, o professor Stuart Bondurant, da Universidade de Carolina do Norte, em Chapel Hill.

``É de importância capital que as mulheres entendam completamente estes riscos antes de decidir submeter-se a esta operaçao', escreve.

A taxa de complicaçoes varia de forma considerável segundo o tipo e a antigüidade do implante, mas as possibilidades de sofrer um problema aumentam com o tempo, destaca o Instituto de Medicina.

Segundo as principais conclusoes do informe, nada sugere que o silicone utilizado para os implantes seja tóxico para o ser humano, que haja alguma enfermidade relacionada com esta técnica e que nao tem nenhum efeito negativo sobre o sistema imunológico.

O silicone nao apresenta nenhum risco para as crianças que estao sendo amamentadas.

Entre 1,5 e 1,8 milhao de mulheres receberam um implante de silicone em 1997 nos Estados Unidos, das quais 70% por motivos estéticos.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;